Publicado em 10 jan 2023

A contagem e a detecção de bactérias mesófilas aeróbicas em cosméticos

Redação

Atualmente, a margem de risco para a saúde dos produtos comercializados é cada vez menor, com isso testes microbiológicos em cosméticos são fundamentais para garantir a segurança e qualidade do produto. Tal medida possui importância fundamental para que as empresas que comercializam ou fabricam produtos cosméticos mantenham uma boa imagem no mercado. Até o momento, não existe um método oficial para o controle microbiológico em cosméticos, mas organizações internacionais como as normas ISO que buscam adequar e estabelecer parâmetros de controle reprodutíveis para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos. Existe uma série delas cuja função é estabelecer análises de risco de poluição assim como critérios de aceitação ou rejeição dos lotes fabricados, padronizando o controle em cosméticos. As bactérias mesófilas aeróbicas são as que se desenvolvem aerobicamente sob condições específicas. Pode-se realizar a contagem e a detecção de bactérias mesófilas aeróbicas presentes em cosméticos, por meio da de contagem de colônias em meio ágar, após incubação aeróbica, ou por meio da verificação de ausência de crescimento bacteriano após enriquecimento. Pela larga variedade de produtos cosméticos dentro deste campo de aplicação, estes métodos podem não ser apropriado para alguns produtos em certos detalhes, como, por exemplo, alguns produtos de base imiscível em água.

Da Redação – 

A contaminação microbiológica em um produto pode ser proveniente de diversas fontes durante o processo de produção, ou até mesmo durante a utilização pelo consumidor. Assim, pode ser contaminado no ambiente de fabricação, pois as portas de entrada de microrganismos através do ar, água, vetores como inseto e animais, embalagens e equipamentos. Pode ser contaminado pela matéria prima contaminada, modo de produção inadequado e capacidade de propiciar o crescimento e pelos manipuladores, na descamação da pele, contato direto com produto, má higiene e uso incorreto de EPI.

Os principais micro-organismos relacionados à contaminação incluem as pseudomonas aeruginosa, os staphylococcus aureus e as bactérias do grupo dos coliformes, como a escherichia coli. O próprio consumidor pode, durante o uso, manipulação ou contato com o corpo, inserir microrganismos. No armazenamento em condições inadequadas, alterando as propriedades do conservante. No ambiente em que se dá o uso do produto. Por isso, deve-se manter uma boa qualidade do produto antes, durante e no final da sua utilização, o que é uma proteção tanto para os p...

Artigo atualizado em 10/01/2023 03:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica