Publicado em 10 jan 2023

44% das companhias precisam amadurecer as práticas de segurança cibernética

Redação

Uma pesquisa da KPMG apontou que quase 44% das empresas operam em níveis de baixa maturidade com relação às boas práticas de segurança cibernética em todo o mundo. Apenas 25% das empresas registraram níveis elevados de maturidade no setor. Pode-se ressaltar que um foco da segurança da informação é a colaboração, assim como uma necessidade de compartilhamento de informações eficiente e eficaz, para a coordenação e a gestão de incidentes entre as partes interessadas (stakeholders) no espaço cibernético. Esta colaboração deve ocorrer de maneira segura e confiável e que também proteja a privacidade dos indivíduos envolvidos. Muitas dessas partes interessadas podem residir em diferentes localidades geográficas e fusos horários e é provável que sejam regidos por diferentes regimes regulatórios. São consideradas partes interessadas: os consumidores, que podem ser de vários tipos de organizações ou indivíduos; e os provedores, que incluem prestadores de serviços. A empresa deve ter uma estrutura para o compartilhamento de informação; coordenação; e a gestão de incidentes. Essa estrutura deve incluir os elementos-chave para estabelecimento de confiança; os processos necessários para colaboração, intercâmbio e compartilhamento de informações; assim como os requisitos técnicos para a integração de sistemas e interoperabilidade entre diferentes partes interessadas.

Da Redação – 

De acordo com o Control Systems Cyber Security Report 2022, enquanto 16% das organizações analisadas registram processos desorganizados e com documentação insuficiente, outras 27,7% até conseguem dar um passo adiante, mas apenas por seguir práticas básicas de gerenciamento de projetos. Em ambos os casos, o sucesso da implementação depende de esforços individuais e nem sempre os resultados são escaláveis ou repetíveis, comprometendo a defesa da companhia.

“À medida que a frequência e a sofisticação das ameaças aumentam, as empresas precisam mobilizar recursos e conhecimentos para se proteger. Desafios significativos continuam a impactar a segurança cibernética na indústria e, por isso, é fundamental revisar e atuar na melhoria continua dos ambientes de tecnologia”, ressalta o sócio de segurança cibernética e privacidade da KPMG no Brasil, Rodrigo Milo.

A ...

Artigo atualizado em 10/01/2023 03:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica