Publicado em 07 nov 2023

A análise de riscos pode reduzir o cenário alarmante da segurança do trabalho

Redação

Uma recente explosão de uma caldeira metalúrgica, o qual deixou pelo menos cinco pessoas mortas e mais de 30 feridas no interior de São Paulo e isso é um problema constante em termos de segurança do trabalho no Brasil. Diante a este triste fato, pode-se destacar as soluções que as empresas podem implementar para que episódios como este sejam evitados e vidas preservadas. Como a implementação da gestão de riscos de segurança do trabalho, que tem se mostrado eficiente em diversos países do mundo, pois oferece respaldo a integridade física dos colaboradores, além de garantir a saúde mental, bem como a sustentabilidade e a produtividade das empresas.

Paulo Musa – 

A explosão de uma caldeira metalúrgica em uma empresa localizada em Cabreúva, no interior de São Paulo, deixou cinco pessoas mortas e 30 feridas, além de um prédio destruído. Considerando o cenário preocupante de acidentes e perdas de vidas, a segurança do trabalho no Brasil é uma questão de extrema urgência.

Neste contexto, soluções são apontadas para que episódio como esse sejam evitados, e, vidas, preservadas. Dessa forma, as empresas podem recorrer à gestão de riscos de segurança do trabalho ou, o chamado, gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO).

Esta ferramenta tem se mostrado fundamental na hora de dar respaldo a integridade física dos colaboradores, além de garantir a saúde mental, bem como a sustentabilidade e a produtividade das empresas. Em 1970, antes da criação das normas regulamentadoras, o Brasil era campeão em acidentes de trabalho.

Atualmente, o país ocupa o 4º lugar no ranking mundial. Isso porque, as medidas preventivas adotadas ao longo dos anos foram cruciais para diminuir o número de acidentes nestes ambientes. No entanto, mesmo com os avanços, ainda há muito a ser feito....

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica