Publicado em 10 jan 2023

A conformidade da auditoria e da certificação em gestão ambiental

Redação

A auditoria do sistema de gestão é uma solução para a melhoria contínua, uma vez que está sujeita a avaliação de desempenho. Permite assegurar que os objetivos planejados estão sendo alcançados. Ela avalia um programa de gestão ambiental existente para determinar sua conformidade com as políticas da empresa, compromissos contratuais e requisitos regulamentares. A auditoria do sistema de gestão fornece a garantia de que os processos e procedimentos implementados permitem atingir os objetivos de qualidade definidos por uma empresa. O processo de auditoria do sistema de gestão consiste em duas etapas: a avaliação de prontidão para certificação e revisão de documentos; e a avaliação completa durante uma auditoria de conformidade com os requisitos de normas ou regulamentos aplicáveis. Ao final desta auditoria, será elaborado um relatório para cada parte da auditoria. A decisão de certificação ambiental será então emitida e uma ou mais auditorias de acompanhamento que podem ser agendadas dependendo do ciclo de certificação e dos requisitos do esquema de certificação. O importante é que todas as organizações podem se beneficiar de uma abordagem sistemática para a gestão ambiental. A adoção de um sistema de gestão ambiental melhorará a capacidade de gerenciar responsabilidades ambientais de maneira sistemática, agregando valor ao meio ambiente, à organização e às partes interessadas. O sistema de    baseado no modelo plan-do-check-act (PDCA) e pensamento baseado em risco pode criar uma estrutura para equilibrar os três pilares da sustentabilidade: desenvolvimento; transparência; e prestação de contas.

Da Redação – 

O pessoal de uma equipe envolvida em auditoria de u sistema de gestão ambiental (SGA) deve ter conhecimento dos fluxos típicos de resíduos líquidos, como, por exemplo, orgânico e inorgânico, e das técnicas utilizadas para tratar o resíduo líquido (por exemplo, tratamento aeróbio e anaeróbio). Deve ter conhecimento de técnicas utilizadas para controlar os descartes de águas superficiais (por exemplo, das condições meteorológicas) e para remediar águas superficiais e subterrâneas.

O pessoal de uma equipe de auditoria de SGA deve ter conhecimento dos parâmetros medidos e das técnicas utilizadas para monitorar os processos de tratamento de resíduos líquidos e/ou outros descartes, como, por exemplo, os indicadores incluindo a demanda bioquímica de oxigênio ou demanda química de oxigênio (DBO e DQO), amostragem e análise, dispositivos de monitoramento no processo e inspeções. O pessoal de auditoria deve ter conhecimento de questões sobre esgotamento de recursos, incluindo utilização de fontes de materiais renováveis ou não, escassez de água, perda de floresta e degradação de solo.

A equipe auditora deve ter...

Artigo atualizado em 10/01/2023 03:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica