Publicado em 08 nov 2022

A conformidade da sinalização de advertência em linhas aéreas de energia

Redação

As linhas de transmissão (LT) são estruturas extremamente importantes para que a energia elétrica chegue até o consumidor final. São portadoras de tensões que podem chegar a 750.000 volts. Sua instalação em áreas próximas de aeroportos requer atenção ao que prescreve a norma. Na proximidade de aeroportos, na área retangular com início na cabeceira da pista medindo 100 m de largura por 1.000 m de comprimento, não poderão serem feitas implantações de quaisquer edificações. Para a sinalização, pode-se usar um balizador de baixa intensidade que é um dispositivo de sinalização fixa, na cor vermelha, com uma intensidade luminosa mínima de 32 candelas (cd), para instalação em cabos aéreos, as esferas de sinalização que são dispositivos esféricos de sinalização com diâmetro de 600 mm, na cor laranja ou vermelha, sendo instalados em cabos aéreos com espaçamento máximo de 30 m entre si. O sistema de sinalização de alta intensidade é um dispositivo de sinalização diurna/noturna branca, composto de luminária (s) pulsada (s) com cobertura horizontal de 360º e intensidade luminosa de 100.000 cd no período diurno, 20.000 cd durante o crepúsculo e 2.000 cd no período noturno e o sistema de sinalização de média intensidade é um dispositivo de sinalização diurna (branca)/noturna (branca ou vermelha), composto de luminária (s) pulsada (s) com cobertura horizontal de 360° e intensidade luminosa de 20.000 cd no período diurno e crepúsculo, e 2.000 cd no período noturno. O sistema de sinalização de baixa intensidade é um dispositivo de sinalização noturna, composto de luminária fixa (não pulsada) com intensidade luminosa mínima de 32 cd no período noturno. Já os suportes são as estruturas ou torres para sustentação dos cabos das linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. Há critérios normativos para a sinalização de advertência em linhas aéreas de transmissão de energia elétrica, doravante designadas linhas ou LT, relativos à sua segurança física e operacional, bem como à de terceiros.

Da Redação – 

De todas as soluções possíveis para a implantação de uma Linha de transmissão aérea, apenas uma ou poucas satisfazem os requisitos básicos do transporte de energia. Essa solução é dada por meio de estudos de otimização. Para tanto, são feitos orçamentos de custos e de perdas de energia. Todos os fatores intervenientes estão relacionados com os componentes físicos das linhas.

Uma LT se compõe das seguintes partes principais: cabos condutores, estruturas isolantes, estruturas de suporte, ferragens e acessórios, fundações, cabo para-raios e cabo de guarda, e aterramentos. As fundações têm finalidade de sustentar os suportes, absorvendo todos os esforços mecânicos a ele submetido como ação do vento, tensionamento dos cabos, etc. Existem diversos tipos de fundação: grelhas metálicas, tubulão, sapatas, ancoragem em rocha, etc. Cada fundação deve ser dimensionada de acordo com o terreno onde vai ser implantada e também os esforços atuantes naquele ponto.

A sequência básica para a construção de linhas de transmissão envolve o levantamento topográfico; as sondagens; o projeto mecânico; a execução das fund...

Artigo atualizado em 08/11/2022 04:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica