Publicado em 27 jan 2026

O uso da tecnologia da informação amplia a segurança dos ambientes de trabalho

Redação

Desde 2021, o número de acidentes de trabalho cresce, em média, 11% ao ano, conforme indicam os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que é alarmante para o desenvolvimento econômico brasileiro. É neste cenário que a manutenção inteligente é capaz de salvar vidas, considerando que falhas em ativos e estruturas podem comprometer a segurança e o bem-estar dos colaboradores e a produtividade. Nesse sentido, ações preventivas e preditivas complementadas por ferramentas tecnológicas são capazes de prevenir óbitos e ônus financeiro.

Lucas Rufatto – 

Atualmente, o Brasil lida com um desafio persistente e preocupante sobre a segurança no ambiente de trabalho. Desde 2021, o número de acidentes dessa natureza cresce, em média, 11% ao ano, conforme indicam os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para as empresas, isso significa que ainda é necessário tratar essa questão estrategicamente, estimulando a adoção de medidas que garantam o bem-estar dos colaboradores e a integridade das instalações. Nesse sentido, a manutenção regular e eficaz tem um impacto direto na segurança operacional, especialmente nas indústrias essenciais.

Estes estabelecimentos, bem como os maquinários que exigem manutenção consistente, são conhecidos como críticos, visto que falhas na estrutura ou em ativos podem comprometer a segurança das pessoas ou produtividade dos equipamentos e, em casos mais complexos, resultar em óbitos. Essa classificação de criticidade é realizada em uma escala ABC, a partir da análise de critérios como segurança, confiabilidade, qualidade, frequência da manutenção e custo.

A manutenção de ativos precisa estar presente em todos os es...

Artigo atualizado em 15/01/2026 12:32.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica