A fidelização começa com a escuta inteligente
Redação
A verdadeira escuta vai além de simples métricas. Ela envolve compreender o que o cliente realmente sente e pensa durante cada interação. É nesse contexto que algumas tecnologias, combinadas coma inteligência artificial, entram em cena.

Eduardo Ribeiro –
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de clientes deixou de ser um simples objetivo de marketing para se tornar uma estratégia essencial para a sustentabilidade dos negócios. A qualidade do atendimento ao cliente superou o preço como principal fator de fidelização no mercado brasileiro, segundo o relatório CX Trends 2025 da Octadesk e Opinion Box.
O estudo revela que 78% dos consumidores preferem pagar mais por uma boa experiência de compra. A maioria dos respondentes (69%) espera a personalização baseada em seu histórico, mas apenas 13% sentem que as marcas entregam isso de forma satisfatória.
Mesmo diante de tantos dados que apontam qual a prioridade nos dias de hoje, muitas empresas ainda falham em compreender que a verdadeira fidelização começa com uma escuta atenta e inteligente das necessidades e sentimentos dos clientes. Tradicionalmente, as organizações recorrem a pesquisas de satisfação e Net Promoter Score (NPS) para realizar essa medição.
Embora úteis, essas ferramentas muitas vezes capturam apenas uma visão superficial da experiência do cliente. Elas não consegu...