O ensaio de desempenho para os sistemas solares
Redação
O desempenho dos sistemas solares é medido por eficiência (conversão de luz em eletricidade, entre 14% a 22%), potência, fator de capacidade (geração anual) e retorno financeiro (tempo de payback), sendo influenciado pela irradiação solar, temperatura, limpeza, sombreamento (que reduz drasticamente a eficiência e pode danificar o sistema) e qualidade dos componentes (inversor, módulos). A otimização envolve a análise de local, boa inclinação/orientação, e manutenção, com sistemas modernos atingindo alta performance e bom retorno, mesmo com impostos. O ensaio de desempenho para sistemas solares é um procedimento que determina as características de entrada e saída para um sistema. Os resultados dos ensaios podem ser usados diretamente com valores médios diários de irradiação solar local, temperatura do ar ambiente e dados de temperatura da água fria para prever o desempenho anual do sistema. Os resultados dos ensaios realizados de acordo com as previsões de desempenho normativo permitem simular diferentes demandas de consumo e condições operacionais, mas apenas para uma retirada de água quente ao fim da tarde. Há procedimentos normativos para o ensaio de caracterização do desempenho de sistemas de aquecimento solares de água domésticos, operados sem sistemas de aquecimento de água auxiliares, e para prever o desempenho anual em qualquer condição climática e operacional, apenas para consumo noturno.

Da Redação –
Em algumas das regiões de clima mais temperado do sul do país, onde se concentra a maior parte da população brasileira, os chuveiros elétricos estão presentes em mais de 90% das residências. Para o consumidor residencial, embora esses aparelhos de aquecimento de alta potência representem a alternativa de menor custo de investimento, eles acarretam altos custos de energia para o funcionamento.
Além disso, devido ao seu baixíssimo fator de carga (tipicamente inferior a 2%), cada um desses chuveiros de alta potência resulta em um retorno consideravelmente baixo sobre os altos custos de investimento em infraestrutura para o setor elétrico. Particularmente em residências de baixa renda, os chuveiros elétricos representam, de longe, a maior carga elétrica, resultando em uma parcela considerável na conta mensal de energia.
Testar o desempenho de um aquecedor solar de água envolve a medição da eficiência energética (fração solar/fator de energia), análise de perdas de calor, vazões e padrões de consumo., frequentemente utilizando normas como a ISO 9459 para classificações anuais, com métricas-chave focadas na...