Publicado em 20 fev 2024

Com o calor intenso, deve-se cuidar para evitar a sobrecarga de energia elétrica

Redação

Nesse calor abrasador, sinalizando o que promete ser um verão intenso em 2024, os brasileiros têm recorrido, cada vez mais, aos seus fiéis aliados contra as altas temperaturas: os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Em meio a esse cenário de busca por alívio térmico, a influência do El Niño acrescenta desafios, elevando a demanda por esses dispositivos elétricos. Contudo, é necessário um olhar atento para garantir que a busca por frescor não resulte em dores de cabeça elétricas. Existe um aspecto crucial: o risco iminente de sobrecarga nas instalações elétricas. Neste contexto, a consciência sobre o uso eficiente desses equipamentos torna-se vital, assegurando não apenas o conforto térmico, mas também a segurança elétrica durante os meses mais quentes do ano.

Nelson Volyk – 

O mês de janeiro já deu uma demonstração das altas temperaturas que prometem acompanhar o verão 2024. De acordo com os institutos meteorológicos, a primavera mais quente que o normal é o prenúncio do calor acima da média na maior parte do Brasil.

Para driblar os efeitos do El Niño (efeito atmosférico marcado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico), os brasileiros aderem ao uso intensivo dos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.

Mas para que esse alívio não seja acompanhado por dores de cabeça, pode-se destacar um ponto importante sobre o uso intenso desses aparelhos elétricos: o risco de sobrecarga nas instalações elétricas. Assim, é necessário ter alguns cuidados para a segurança dos usuários e das edificações. Saiba como evitar a sobrecarga elétrica, podendo-se apontar as precauções essenciais para o uso desses dispositivos e a importância de uma instalação elétrica segura e adequada.

Basicamente, ela é provocada pelo aquecimento do cabo de energia elétrica devido ao efeito Joule, fenômeno físico que ocorre quando uma corrente elétrica passa por um condutor e encontra a...

Artigo atualizado em 21/02/2024 02:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica