Publicado em 16 Nov 2021

Reciclagem do vidro: o futuro da indústria depende da economia circular

Redação

A reciclagem de vidro é um processo industrial de derretimento de resíduos de vidro para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens. Os vidros reciclados são misturados com matéria prima nova e em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%. Dessa forma, os resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria prima para a fabricação de novas embalagens de vidro. O vidro usado em embalagens é um material totalmente reciclável, por isso quando se fala em reciclagem de vidro, principalmente na indústria vidreira, o assunto sempre teve um grande destaque e vem ganhando forças nos últimos anos com grandes investimentos feitos para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro como matéria prima. O vidro pode ser reciclado várias vezes pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao se agregar o caco na etapa de fusão de vidro, diminui-se a retirada de matéria prima da natureza.

Rodrigo Clemente – 

Em 2020, a indústria de bebidas vivenciou um cenário de grande preocupação. A produção nacional cresceu de 6% a 7% no final de 2020, porém era esperado um crescimento maior, que não foi possível por conta da escassez de matéria prima para a embalagem.

As empresas encontraram dificuldades para atender o consumidor final e muitas tiveram que importar quase 30% de sua necessidade a um preço super elevado. Já outras tiveram que optar pelo alumínio, que teve uma alta de quase 24% do seu valor.

Pelo que se sabe, não se trata de um novo contexto para os recipientes de vidro. Desde 2018, a fabricação nacional não consegue atender o aumento do consumo da indústria cervejeira e vinícola. Com a pandemia, essa situação se agravou.

O medo e a incerteza de um futuro desconhecido, provocados pela pandemia, fizeram com que os fabricantes de cerveja, vinhos e refrigerantes freassem a compra de embalagens por receio de uma diminuição na venda de produtos. Porém, o que aconteceu foi que o consumo de bebidas aumentou quase 100% neste período.

Além disso, os itens eram comprados em supermercados e não em...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica