O manejo e o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde animal
Redação
Os usuários necessitam entender os parâmetros normativos em relação às atividades de manejo e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde animal e de interesse em saúde animal realizadas em zona urbana ou rural que, por seus riscos à saúde e meio ambiente, requerem formas de manejo específicas, a fim de assegurar condições de higiene, segurança, proteção à saúde e do meio ambiente. A norma classifica os resíduos de serviços de saúde animal (RSSA) e outros resíduos de interesse em saúde animal (RISA). Ela se aplica a todos os geradores de resíduos de serviços de saúde animal, estabelecimentos prestadores de serviços veterinários, indústrias, distribuidoras de medicamentos e serviços de pesquisa na área de saúde, serviços ambulatoriais de atendimento médico veterinário, unidades de controle de zoonoses, unidades móveis de atendimento à saúde animal e demais serviços da área animal que geram resíduos em área urbana ou rural.

Da Redação –
O manejo de resíduos de serviços de saúde animal representa uma atividade de manuseio dos resíduos de serviços de saúde, cujas etapas são a segregação, o acondicionamento, a identificação, o transporte interno, o armazenamento temporário, o armazenamento externo, a coleta interna, o transporte externo, a destinação e a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos de serviços de saúde animal. De maneira genérica, deve-se haver uma preocupação com os resíduos gerados em serviços de saúde animal e resíduos gerados na criação de animais de produção.
Estes resíduos, quando não possuem uma gestão adequada ou quando são misturados aos resíduos de saúde animal, podem comprometer a saúde única. É importante ressaltar que devido à complexidade do tema e à diversidade de espécies animais e atividades distintas, as peculiaridades de cada espécie ainda não foram tratadas neste momento, porém, quando aplicável, orienta-se para o atendimento à norma objetivando a saúde única e o desenvolvimento sustentável.
No meio ambiente, os animais vivos podem liberar microrganismos virais, bacterianos, parasitários ou ...