Publicado em 20 jun 2023

Os cones para a sinalização viária devem ser fabricados conforme a norma técnica

Redação

Os cones para sinalização viária são os dispositivos de controle de tráfego auxiliar à sinalização, de uso temporário, utilizado para canalizar e direcionar o tráfego, e delimitar as áreas de manutenção de curta duração. Ele é um dos principais dispositivos da sinalização vertical, sendo podem ser utilizados para indicar obstáculos na via, delimitar áreas de obras ou acidentes e orientar o tráfego em situações de emergência. Além disso, os cones também podem ser utilizados para fins publicitários ou comemorativos. Eles são importantes, pois fornecem instruções visuais sobre como se deve comportar em determinadas situações, sendo observador em estacionamentos e até mesmo durante eventos esportivos. Quando há um cone colocado numa área, significa que se deve prestar atenção às suas instruções e agir de acordo. Ignorar os cones de sinalização pode levar a situações perigosas, pois se pode acabar entrando em áreas proibidas ou causando danos a outras pessoas. Desse modo, o cone de sinalização pode ser usado em qualquer lugar onde é necessário ter atenção redobrada em situações de perigo ou obstáculo, por exemplo. Eles são especialmente úteis em estradas e ruas para impedir que as pessoas se aproximem de áreas perigosas ou obstruídas. Além disso, o cone de sinalização também ajuda a identificar os locais onde estão sendo realizadas obras, sendo, por isso, importante seguir as instruções desse tipo de alerta para evitar qualquer tipo de problema ou acidente. Há parâmetros normativos obrigatórios para a fabricação dos cones para sinalização viária.

O cone é uma peça cônica e sua base de sustentação, com sapatas (pés de apoio) ou outro sistema similar, sendo que a peça cônica compreende o corpo do cone na posição vertical no qual se aplica a película retrorrefletiva. A base de sustentação é a parte horizontal que sustenta a peça cônica e onde estão moldadas as sapatas que são os pés de apoio moldados na parte inferior da base. O material flexível apresenta a característica de retornar à forma inicial, após a aplicação de um esforço e a deformação elástica é reversível e desaparece quando a tensão é removida. (ver figura abaixo.

Conforme determina a NBR 15071 de 07/2022 - Dispositivos auxiliares - Cones para sinalização viária, o cone deve ser fabricado em material de características flexíveis, ser resistente às intempéries e ter estabilidade quando exposto ao calor, sem sofrer deformações significativas (inclusive base) e descoloramento intenso. O cone deve ter acabamento isento de defeitos superficiais, rebarbas ou bordas cortantes. O cone deve ser uma peça única, composto por peça...

Artigo atualizado em 20/06/2023 05:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica