Publicado em 20 jun 2023

O desempenho dos esterilizadores pequenos a vapor de água

Redação

O esterilizador pequeno a vapor de água é aquele que é incapaz de acomodar um módulo de esterilização e que tem um volume de câmara não superior a 60 L. Normalmente, são utilizados para finalidades médicas, por exemplo, na prática médica geral, em medicina dentária, instalações para higiene pessoal e cuidados de beleza, e também para práticas veterinárias. São utilizados igualmente para materiais e equipamentos que podem eventualmente entrar em contato com sangue ou fluidos corporais, por exemplo, os instrumentos utilizados por esteticistas, tatuadores, lojas de piercings e cabeleireiros. As cargas de esterilização muito específicas utilizadas nestes domínios de aplicação requerem o atendimento de diferentes requisitos de desempenho para os ciclos de esterilização e a realização dos seus correspondentes métodos de ensaio. Há requisitos normativos de desempenho para os esterilizadores pequenos a vapor de água e os métodos de ensaio para cargas de esterilização, conforme os tipos de ciclos de esterilização especificados na norma técnica.

Da Redação – 

Quanto aos requisitos de desempenho desses equipamentos, se o esterilizador utilizar um estágio de vácuo para a remoção do ar em qualquer ciclo de esterilização, a taxa de vazamento de ar na câmara do esterilizador durante os períodos de vácuo não pode provocar uma taxa de subida da pressão superior a 0,13 kPa/min (1,3 mbar/min) quando ensaiado do acordo com a norma. O limite estabelecido para este ensaio é baseado na experiência internacional ao longo de muitos anos, principalmente com esterilizadores grandes, mas também com esterilizadores pequenos a vapor de água.

Embora possa ser discutível a necessidade de ser aplicado outro limite para os esterilizadores pequenos, nenhum limite alternativo (relacionado possivelmente ao volume da câmara) tem demonstrado ser adequado. Quando esta informação estiver disponível, esta parte da norma será revisada. Deve-se entender que há uma necessidade de estabelecer os requisitos de desempenho de um procedimento de esterilização para um produto em particular.

Para todas as cargas, exceto a carga com lúmen A, a presença do vapor saturado no volume útil e na carga de...

Artigo atualizado em 20/06/2023 04:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica