Publicado em 23 jul 2024

A interpretação dos indicadores químicos nos processos de esterilização

Redação

Os indicadores químicos monitoram se os parâmetros para alcançar a esterilização foram atendidos para um processo de esterilização específico, como esterilização por vapor ou peróxido de hidrogênio vaporizado. Após a exposição a parâmetros críticos predeterminados, como temperatura, tempo ou esterilizante, os indicadores químicos sofrem alterações físicas ou químicas visíveis ao olho humano. Os indicadores químicos para esterilização a vapor são colocados dentro de embalagens ou nos conjuntos para serem processados em autoclave ou esterilizador a vapor. Eles podem indicar falhas na esterilização quando as embalagens são abertas no procedimento ou na sala cirúrgica. Os requisitos normativos aplicam-se aos indicadores que mostram exposição a processos de esterilização por meio de alteração física e/ou química de substâncias e que são usados para monitorar uma ou mais das variáveis requeridas de um processo de esterilização. A ação desses indicadores químicos não depende da presença ou ausência de um organismo vivo. Assim, em relação às alterações que comprometem a eficácia microbiana, a ISO 11140-1 define o parâmetro como um valor especificado para uma variável de processo, e variável como uma condição dentro o processo de esterilização. Esses termos são brevemente modificados na ISO/TS 11139 pelo uso do prefixo processo antes de cada termo. Como uma forma de exemplo, pode-se considerar um processo de esterilização por calor seco, há dois tipos de variáveis, denominada tempo e temperatura. Os parâmetros ou os parâmetros do processo associados com essas variáveis podem ser os valores 160°C e 120 min.

Da Redação – 

Os indicadores químicos permitem verificar os procedimentos adequados de esterilização dos instrumentos entre os monitoramentos biológicos. O monitoramento mecânico pode detectar mau funcionamento do equipamento, garantindo que qualquer maquinário envolvido, como a máquina autoclave, esteja operando de maneira ideal, na temperatura, no tempo correto e pela duração correta.

Embora não confirmem a esterilização, os indicadores químicos e mecânicos expõem erros de procedimento e mau funcionamento dos equipamentos durante o reprocessamento. Portanto, devem ser realizados para cada carga do esterilizador para detectar discrepâncias, juntamente com a utilização de um indicador biológico uma vez por semana para garantir uma desinfecção bem sucedida.

Os indicadores químicos são comumente usados em hospitais para monitorar as condições de esterilização a vapor, indicando que os dispositivos médicos são seguros para uso. Os resultados são armazenados para evidências futuras no caso de análise da causa raiz de um incidente de infecção.

Esse tipo de indicador também está se tornando uma opção para monitoram...

Artigo atualizado em 24/07/2024 02:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica