Publicado em 28 jan 2025

O método de engenharia para a medição do ruído de veículos automotores

Redação

O método de engenharia para a medição do ruído emitido por veículos rodoviários automotores em aceleração deve ser elaborado para atender aos requisitos de simplicidade, enquanto consistentes com a reprodutibilidade de resultados nas condições operacionais do veículo. As especificações normativas destinam-se a reproduzir os níveis de ruído que são produzidos durante o uso de marchas intermediárias com utilização total da potência disponível do motor, da mesma forma que pode ocorrer em tráfego urbano. O ensaio exige um ambiente acústico que somente pode ser obtido num extenso espaço aberto e tais condições podem geralmente ser proporcionadas para as medições de aprovação do tipo de veículo; as medições no estágio de fabricação; e as medições em estações oficiais de ensaio. Pode-se acrescentar que a verificação de veículos escolhidos aleatoriamente raramente pode ser executada em um ambiente acústico ideal. Se as medições tiverem que ser executadas externamente, em ruas e estradas, em ambiente acústico que não atenda aos requisitos declarados na norma, deve-se reconhecer que os resultados obtidos podem desviar-se consideravelmente daqueles obtidos utilizando as condições especificadas.

Da Redação – 

Os impactos do ruído ambiental na saúde são uma preocupação crescente entre o público em geral e os formuladores de políticas na Europa. O ruído ambiental sobrecarrega efeitos específicos na saúde, como doenças cardiovasculares, deficiências cognitivas ou distúrbios do sono. Em áreas urbanas, a densificação das redes rodoviárias e dos moradores da cidade faz do fluxo de tráfego o principal culpado do incômodo do ruído, que deve ser estimado com precisão e tratado por meio de mitigação relevante do tráfego rodoviário.

A estimativa das emissões de ruído geradas pelo tráfego rodoviário requer tanto um modelo de emissão de ruído que capture o impacto da cinemática do veículo, nomeadamente velocidade e aceleração, nos níveis de potência sonora, como uma estimativa precisa das variáveis cinemáticas de interesse na área em estudo. A redução dessas emissões geradas através da gestão do tráfego requer, além disso, uma modelagem do tráfego rodoviário que estime com precisão a evolução da cinemática dos veículos seguindo a estratégia de tráfego planejada.

Assim, projetar as estratégias de tráfego específicas, co...

Artigo atualizado em 23/01/2025 04:52.

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