A conformidade das instalações para a alimentação de veículos elétricos
Redação
Um sistema de alimentação para VE (SAVE) é um equipamento ou conjunto de equipamentos que asseguram as funções dedicadas à alimentação de energia elétrica até um veículo elétrico (VE), para fins de recarga, a partir de uma instalação elétrica fixa ou de um outro tipo de rede de alimentação. O modo de recarga é o método que permite conectar um VE à rede de alimentação para fornecer energia elétrica ao veículo. O modo 1 de recarga é realizado em corrente alternada por meio de tomada de corrente, conforme a NBR 14136 ou NBR IEC 60309-2, da instalação elétrica fixa local, utilizando um cabo de recarga para VE conforme a NBR IEC 62196-1. O modo 2 de recarga é realizado em corrente alternada por meio de tomada de corrente, conforme a NBR 14136, da instalação elétrica fixa local, utilizando um cabo de recarga para VE – modo 2 (IC-CPD) conforme a IEC 62752. O modo 3 de recarga deve ser realizado em corrente alternada por meio de estação de recarga para VE, conforme a NBR IEC 61851-1, utilizando um cabo de recarga para VE conforme a NBR IEC 62196-1. O modo 4 de recarga é realizado em corrente contínua por meio de estação de recarga para VE, conforme a NBR IEC 61851-23, utilizando um cabo de recarga para VE conforme a NBR IEC 62196-1. Por isso, deve-se entender os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos. A instalação elétrica fixa é o conjunto de componentes elétricos associados e com características coordenadas entre si, constituído para uma finalidade determinada, projetado para ser instalada permanentemente em um local determinado.
Da Redação –
Um veículo elétrico híbrido (hybrid electric vehicle – HEV) combina um motor de combustão interna convencional (internal combustion engine - ICE) com um motor elétrico e bateria para reduzir o consumo de combustível. Os HEV conseguem isso usando um motor elétrico para dirigir o carro durante condições em que um ICE é especialmente ineficiente, como ao acelerar a partir de uma parada. Os híbridos também podem favorecer a unidade ICE quando for mais eficiente fazê-lo, como cruzar em velocidades de rodovia.
Os veículos híbridos são mais semelhantes aos veículos ICE normais, pois os proprietários só podem abastecê-los com combustíveis tradicionais (geralmente gasolina). A tecnologia HEV carrega automaticamente a bateria através do que é conhecido como frenagem regenerativa e ativa o sistema do motor elétrico quando as condições são adequadas, o que significa que os motoristas não precisam monitorar a carga ou conectar os carros nas tomadas.
Um veículo elétrico híbrido plug-in (plug-in-hybrid-electric vehicles - PHEV) combina um ICE com um motor elétrico e bateria de forma semelhante a um híbrido, mas...