Publicado em 07 mar 2023

As tendências para a construção civil em 2023

Redação

A adoção de inteligência artificial e maior entendimento da jornada do cliente se mostram como alternativas para empresas do setor driblarem os desafios do cenário econômico. Com uso de tecnologia de ponta e metodologias de gestão, a expectativa é que as empresas de construção civil consigam encarar melhor todos os desafios. Por isso, é esperado que algumas tendências possam ser vistas no mercado em 2023, entre elas se destaca a adoção de inteligência artificial, cada vez mais fortalecida dentro do segmento.

André Chaves – 

A indústria de construção civil encerra 2022 com resultados positivos. Ao longo do ano, o setor obteve resultados melhores do que a economia nacional em todas as bases de comparação, segundo dados do IBGE. Mesmo assim, as empresas da indústria terão de enfrentar alguns desafios para se manter em crescimento ao longo do ano que vem.

As questões como juros elevados, que podem afetar o desenvolvimento de novos projetos de capital; tímida retomada do investimento privado em infraestrutura, poucas obras relevantes dentro do setor público e um cenário de privatização ainda incerto devem afetar o mercado brasileiro durante 2023. Junto a esses desafios, há também a escassez de mão de obra qualificada, o aumento nos custos de materiais e serviços e a elevação dos valores de aquisição de terrenos nos principais centros urbanos.

Contudo, o Brasil também está inserido em um cenário de oportunidades, formado prioritariamente pelo setor de mineração e siderurgia, que devem apresentar obras relevantes, pelo setor de saúde, marcado por obras hospitalares, em expansão e pela retomada de obras de retrofit em cidades ...

Artigo atualizado em 07/03/2023 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica