Publicado em 07 mar 2023

As próteses acetabulares são obrigadas a cumprir a norma técnica

Redação

A prótese acetabular (em artroplastia de quadril) é aquela destinada a substituir o acetábulo biológico na artroplastia total de quadril. Compreende a superfície de suporte articular acetabular e a superfície de fixação à estrutura óssea acetabular. Em uma prótese acetabular modular, o sistema é composto pelo suporte acetabular e pelo inserto acetabular ou inserto acetabular (acetabular liner), que é o elemento interno da prótese acetabular modular com um encaixe hemisférico côncavo, projetado para articular com a cabeça femoral, destinado a ser acoplado ao suporte acetabular. Ele é o elemento que incorpora a (s) superfície (s) articular(es). A superfície externa do inserto acetabular é projetada para encaixe e fixação no suporte acetabular, por meio de um mecanismo de travamento apropriado. O suporte acetabular (acetabular shell) é a cápsula acetabular ou concha acetabular (em artroplastia de quadril) que é uma estrutura côncava externa da prótese acetabular modular que proporciona suporte ou reforço mecânico adicional para um inserto acetabular e cuja estrutura externa faz interface diretamente com os ossos da cavidade pélvica ou com o agente para a sua fixação (cimento ósseo). O suporte acetabular fixa rigidamente o inserto acetabular para constituir o sistema articular de quadril. A interface da estrutura externa com a estrutura óssea pode ser indireta, por meio do uso de cimento ósseo, ou direta, por meio do uso de sistemas de fixação por encaixe (press-fit), interação porosa, parafusos totalmente rosqueados, parafusos de ancoragem, cavilhas, etc. O suporte acetabular pode possuir furos destinados à fixação e/ou à instrumentação. Atualmente, o suporte acetabular é um componente metálico e também designado como suporte metálico. Normalmente, o uso de prótese total do quadril para substituir uma articulação danificada é considerado um dos maiores sucessos da cirurgia ortopédica. No entanto, a longevidade de uma prótese de articulação do quadril in vivo ainda é limitada, sendo significativamente reduzido pela osteólise e pelo afrouxamento do implante desencadeado por detritos de desgaste e blindagem de tensão, que são fenômenos complexos regidos por parâmetros de projeto do implante e das propriedades do material. Há requisitos normativos obrigatórios para os materiais, a fabricação, a avaliação de projeto, a avaliação de desempenho, a marcação, a embalagem, a rotulagem e a esterilização, bem como para identificar os tipos de prótese, a designação de dimensões e atributos de projeto e o desempenho pretendido de próteses acetabulares.

Uma prótese de quadril é indicada para aliviar dores intensas em casos específicos que não obtiveram melhora através de fisioterapia especializada. Essa prótese é colocada através de um procedimento cirúrgico que é chamado de artroplastia de quadril. Resumidamente, neste procedimento as superfícies articulares danificadas ou doentes do quadril são substituídas por implantes artificiais. A artroplastia de quadril, geralmente, só é indicada quando outros tratamentos menos invasivos, como a fisioterapia especializada, falharam em proporcionar um alívio adequado de dor e quando a articulação do quadril está significativamente danificada. Uma cirurgia de substituição do quadril deve ser realizada quando o paciente estiver suficientemente saudável para se submeter ao procedimento e quando não houver nenhuma infecção ativa na articulação do quadril ou ao redor dela.

A cirurgia de prótese de quadril pode ser feita em qualquer idade, no entanto, existe um perfil de paciente para cada caso. Por exemplo, nos casos em que a artrose do quadril é uma indicação, os pacientes geralmente são idosos, acima dos 60 anos de idade, embora estejamos vendo uma mudança nes...

Artigo atualizado em 07/03/2023 04:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica