Publicado em 09 ago 2022

A Qualidade das lâmpadas fluorescentes tubulares para iluminação geral

Redação

Esse tipo de lâmpada produz luz como resultado de uma descarga elétrica, gerada entre dois eletrodos, em um vapor de mercúrio de baixa pressão contido em um tubo transparente cujo interior é revestido com pó fluorescente que converte a parte ultravioleta da radiação emitida pela descarga em luz visível. As lâmpadas fluorescentes pertencem à família das lâmpadas de descarga de gás de mercúrio de baixa pressão. Eles são os tipos de lâmpadas de descarga mais difundidos e estão disponíveis nas versões tubular e compacta. Embora o princípio de funcionamento das lâmpadas fluorescentes compactas seja basicamente o mesmo da versão tubular, sua construção e desempenho são em muitos aspectos diferentes. As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio. Após a ionização, os átomos são acelerados pela diferença de potencial estabelecida entre os terminais da lâmpada e emitem as ondas eletromagnéticas ao retornarem ao estado natural. Essas lâmpadas são mais eficientes do que que as incandescentes, pois possuem maior durabilidade e economizam energia, uma vez que não geram calor. Deve-se entender os requisitos normativos de uma gama de lâmpadas fluorescentes tubulares para iluminação geral, que operam com alimentação em corrente alternada (ca).

Da Redação – 

Na sistemática para o ensaio da produção global dessas lâmpadas fluorescentes tubulares deve ser dada ênfase à verificação da reivindicação do fabricante pela conformidade com a norma técnica, de preferência ao estabelecimento de níveis precisos da qualidade. Como resultado, é colocada uma dependência considerável nos seguintes pontos: a confiança entre a autoridade inspetora e o fabricante, baseada na experiência de ensaios passados; uma referência aos resultados de ensaios obtidos pelo fabricante; a verificação dos resultados dos ensaios obtidos pelo fabricante por comparação com resultados obtidos em ensaios sobre uma amostra reduzida colhida no mercado.

A experiência existente, até agora, com essa verificação (ensaio de comparabilidade) é ainda limitada neste campo. As possíveis dificuldades, devidas a imperfeições no procedimento, devem ser resolvidas por acordo mútuo entre a autoridade inspetora e o fabricante. A lâmpada fluorescente tubular a descarga, de baixa pressão de mercúrio e forma tubular, seja reta, em forma de U ou curva, é aquela em que a maior parte da luz é emitida por uma camada de mate...

Artigo atualizado em 09/08/2022 04:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica