Uma abordagem sistemática para o ecodesign dos aspectos ambientais
Redação
O ecodesign pode ser definido como uma abordagem sistemática, que considera os aspectos ambientais no design e desenvolvimento, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais adversos ao longo do ciclo de vida de um produto. Dessa forma, entende-se que convém que o sistema de gestão ambiental (SGA) considere a concepção e o desenvolvimento e, nesse contexto, a concepção ecológica, com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental relacionado com os produtos. O ecodesign deve ser aplicado a produtos novos e existentes, incluindo a alteração dos processos, conforme necessário, na entrega de produtos. Há diretrizes normativas para ajudar as organizações a estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente sua gestão do ecodesign como parte de um SGA. Elas se destinam a ser usadas por organizações que implementaram um SGA de acordo com a NBR ISO 14001, mas também pode ajudar na integração do ecodesign, usando outros sistemas de gestão. As diretrizes são aplicáveis a qualquer organização, independentemente do seu tipo, tamanho ou produto(s) fornecido(s). São aplicáveis aos aspectos e atividades ambientais relacionados ao produto que uma organização pode controlar e aqueles que ela pode influenciar.

Da Redação –
A NBR ISO 14001 exige que a organização determine as questões externas e internas que sejam relevantes para o seu propósito e que afetem a sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos do seu SGA. O design e o desenvolvimento dos produtos de uma organização são afetados por uma série de questões externas (por exemplo, legislação, concorrência, tendências de mercado) e questões internas (por exemplo, custo, capacidades, recursos).
As questões ambientais externas e internas relacionadas ao produto podem ser diferentes ao longo de uma cadeia de suprimentos. Por exemplo, mesmo que uma organização use um componente com poucos aspectos ambientais significativos de um fornecedor, pode haver aspectos ambientais significativos associados às origens da matéria-prima do componente.
Ao substituir tal material, a organização pode causar outros aspectos ambientais que podem ser significativos. Portanto, é importante entender a organização, seu contexto, a cadeia de valor e possíveis compensações ao substituir um material.
Para apoiar isso, embora a NBR ISO 14001 não o exija neste contexto, o pensamento...