As estratégias para lidar com o sentimento de pena ao demitir colaboradores
Redação
É preciso avaliar o perfil, dar feedbacks e prazos para que o desligamento seja bem ponderado. O sentimento de pena é a segunda maior explicação para a falta de desligamentos necessários nas empresas.
Carla Martins –
Um dos principais desafios quando se trata de demitir um colaborador é o sentimento de pena que essa atitude gera. Muitos empresários ou líderes de times, especialmente se forem mulheres, acabam postergando desligamentos essenciais por não saberem lidar bem com a situação.
O sentimento de pena é a segunda maior explicação para a falta de desligamentos necessários nas empresas. E em boa parte das vezes isso acontece com líderes mulheres, que são mais emotivas e costumam pensar mais nos reflexos da demissão na vida pessoal do colaborador.
Se isso estiver acontecendo é possível fazer uso de algumas estratégias para que a demissão seja bem ponderada e para que sentimentos de dó ou pena não prevaleçam. A primeira estratégia é avaliar se o colaborador realmente precisa ser demitido ou se ele só não está no lugar certo da empresa.
Alguns colaboradores até tentam realizar bem as tarefas, gostam da empresa e têm uma mentalidade positiva, mas podem não ter aptidão ou perfil para estar em determinada vaga. Por exemplo, uma pessoa que é hiperativa ou tem déficit de atenção dificilmente se dará bem em uma...