A pressão no topo está causando a síndrome do impostor entre os CEO
Redação
A busca incessante por sucesso está afeta a saúde mental dos líderes. Os chiefs executives offices (CEO) estão sofrendo cada vez mais da síndrome do impostor que é um fenômeno psicológico no qual indivíduos questionam constantemente suas próprias conquistas.
Luciana Lima –
A figura do CEO frequentemente é retratada como um símbolo de sucesso e determinação inalcançáveis. No entanto, por trás dessa imagem, há uma realidade complexa que envolve questões que afetam tanto a saúde mental quanto o desempenho profissional.
As condições como a síndrome do impostor e a vulnerabilidade emocional são prevalentes entre executivos de alto escalão. Qualquer indivíduo pode desenvolver essas condições, independente de quão bem-sucedido ou competente pareça externamente.
A síndrome do impostor é um fenômeno psicológico no qual os indivíduos questionam constantemente suas próprias conquistas e enfrentam um medo persistente de serem percebidos como fraudes, mesmo quando alcançam altos níveis de sucesso. De acordo com relatório recente da Korn Ferry Consulting, aproximadamente 71% dos diretores executivos e 65% dos executivos seniores relataram experienciar sintomas dessa síndrome, que incluem baixa autoconfiança e sentimentos de incompetência ou despreparo para...