Publicado em 08 ago 2023

As lições aprendidas com as crises de grandes empresas brasileiras

Redação

As recentes crises enfrentadas por grandes corporações brasileiras começaram pela Americanas. Em seguida, Oi, Marisa, Nexpe (antiga Brasil Brokers) e Tok & Stok se juntaram à lista de empresas com dificuldades para pagar dívidas, reestruturar-se ou buscar a recuperação judicial. Por trás dessas crises, uma combinação de fatores agrava problemas operacionais e de gestão.

Benito Pedro – 

Entre os diversos fatores que contribuem para essa situação, o principal elemento é o aumento das taxas de juros, que encarece o crédito. A taxa básica, Selic, determinada pelo Banco Central, saltou de 2% no início de 2021 para 13,75% em agosto de 2022 e permanece nesse patamar.

Além disso, a lenta retomada do consumo, impactada pela inflação e pela perda de renda da população, já altamente endividada, reduziu os lucros das empresas. Por fim, a incerteza em relação à política fiscal do novo governo compromete a confiança dos investidores, segundo especialistas.

As empresas do setor varejista têm sido particularmente afetadas, uma vez que a recuperação das vendas não está ocorrendo na medida necessária para gerar fluxo de caixa suficiente para pagar as dívidas atuais, incluindo aquelas adiadas nos últimos anos. Com o aumento dos juros, os custos se tornam ainda mais onerosos.

O mercado brasileiro, assim como ocorreu em muitos países ao redor do mundo, tem enfrentado dificuldades para se recuperar pós-pandemia, além das oscilações relacionadas à conjuntura política e econômica global. Os princip...

Artigo atualizado em 08/08/2023 04:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica