Publicado em 08 ago 2023

As relações de poder e as redes sociais

Redação

Tão antigo quanto a vida, o poder é o centro da disputa natural das coisas, um valor imaterial que moveu e ainda move os seres humanos e organismos na busca pela sobrevivência, na sobreposição de cargos, no crescimento da individualidade e no controle sobre os outros.

Rodrigo Duprat – 

O porquê de as pessoas gostarem tanto do poder está relacionado ao fato de essa ser uma essência primitiva do ser humano, algo intrínseco na sobrevivência, no relacionamento com outros, na busca pela elevação de degraus em uma sociedade e na sensação de uma sobreposição sobre outros - tanto é que alguns dizem que o poder sobe à cabeça quando o indivíduo passa a se considerar melhor do que outro. Em certo momento da história, durante as monarquias, a figura do rei, enquanto chefe de estado, exercia a maior forma de poder na sociedade, liderando os súditos e comandando tropas.

Em outros tempos, os nobres assumiram esse papel nas aristocracias. Contudo, essas formas de governo se provaram obsoletas com o tempo, indo abaixo e dando espaço a uma forma de poder mais democrático, que colocava o povo no centro das decisões.

Ainda hoje, porém, mesmo se levarmos em conta apenas a relação entre poder e política, existem locais que pregam mais a igualdade do que outros. Por exemplo, em países nórdicos, as figuras políticas costumam ir trabalhar de transporte público e têm contato direto com a população, sem u...

Artigo atualizado em 08/08/2023 04:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica