A falta de cultura de inovação nas empresas pode levar à má governança
Redação
A atividade de inovação na empresa é, em grande medida, determinada por uma cultura de promoção da inovação que engloba tanto a capacidade inovadora, a disposição para inovar e o potencial de inovação. Essas dimensões não são independentes, mas influenciam-se mutuamente. Por exemplo, a vontade de inovar é fortemente influenciada pelas outras dimensões da capacidade e oportunidade inovadoras. Uma alteração em uma das dimensões resulta automaticamente em alterações em outras áreas. As ideias só podem, portanto, ser eficientemente transformadas em inovações quando as condições de enquadramento para a capacidade, a vontade e o privilégio, tiverem sido criadas.
Roberto Gonzalez –
Fala-se muito em governança corporativa como forma de definir a estratégia e manter a boa gestão de uma empresa e em inovação como ferramenta para tornar uma companhia mais ágil e eficiente. A inovação é importante para a governança de um ambiente empresarial, porém, não raramente ela seja confundida com a simples digitalização dos processos.
E não é por aí. Nada funciona corretamente se a aplicação não atender a determinados conceitos. Vou usar como exemplo alguns fatos comuns na área de saúde, mas que ocorrem em outros setores de atividades.
Um deles é o uso de WhatsApp para marcação de consultas. O paciente telefona e uma gravação informa que é mais rápido e simples agendar pelo WhatsApp. O número é informado, o cliente anota, e até gosta da ideia de usar a rede social.
Depois de responder algumas questões o chatbot informa que irá passar o atendimento a um atendente real para finalizar o processo. Uma hora depois, o paciente se dá conta de que o atendente real não virá concluir o processo. Resultado, volta-se ao telefone, desta vez com certa irritação.
Outro problema. O convênio ...