Os principais desafios da internacionalização dos negócios
Redação
Quando se estuda uma estratégia local to global não se deve cometer um dos erros mais comuns: reproduzir as mesmas práticas de negócios que fizeram sucesso na matriz achando que elas funcionarão em outro país. Além de desenvolver um extenso estudo de mercado, é fundamental analisar de maneira inteligente os dados iniciais da operação no exterior para compreender como estão se comportando os diferentes stakeholders e processos da companhia.
Javier Marbec –
Nos últimos dez anos, temos visto um movimento crescente de empresas brasileiras e de toda a América Latina ampliando presença em mercados internacionais, sobretudo regionalmente. Diante disso, é importante compreender que existem condições determinantes para potencializar o sucesso dessa expansão internacional das empresas latinas.
Escrevo isso porque, acompanhando os esforços de internacionalização de diversas empresas na região há anos, sei que não é uma tarefa fácil estabelecer toda a estrutura de negócio em um país vizinho, principalmente por conta dos desafios administrativos e legais. De acordo com o primeiro Barômetro Global Latam de Internacionalização de Empresas Latino-Americanas, estudo desenvolvido pela secretária-geral Ibero Americana, o principal obstáculo para as companhias da região é a regulação no país de destino, que costuma ser muito diferente em cada uma das nações do continente.
O segundo empecilho apresentado pelo estudo é o sistema tributário dentro do próprio país, que implica em mudanças significativas na tributação para atividades das operações e vendas realizadas no ext...