As técnicas estatísticas para a melhoria do sistema de gestão da qualidade
Redação
A prática de empregar uma amostra pequena e representativa para fazer uma inferência de uma população mais ampla se originou no início do século XX, quando William S. Gosset foi obrigado a coletar pequenas amostras de um processo de fabricação de cerveja para entender as características de qualidade específicas. A abordagem estatística que ele derivou que foi chamada de teste t de uma amostra foi desenvolvida posteriormente por RA Fisher e outros. Jerzy Neyman e ES Pearson desenvolveram uma estrutura matemática mais completa para testes de hipóteses na década de 1920. Isso incluiu os conceitos agora familiares aos estatísticos, como: erro tipo I: rejeitar incorretamente a hipótese nula; erro tipo II: falha incorreta em rejeitar a hipótese nula; e poder estatístico ou a probabilidade de rejeitar corretamente a hipótese nula, O procedimento de análise de variância, ou anova, de Fisher fornece o mecanismo estatístico por meio do qual muitas análises estatísticas são conduzidas, como em estudos de repetibilidade e reprodutibilidade de medição e outros experimentos planejados. A anova provou ser uma ferramenta muito útil para abordar como a variação pode ser atribuída a certos fatores em consideração. Deming e outros criticaram o uso indiscriminado de procedimentos de inferência estatística, observando que as conclusões errôneas podem ser tiradas, a menos que a amostragem seja feita a partir de um sistema estável. A consideração do tipo de estudo estatístico que está sendo realizado deve ser uma preocupação fundamental ao revisar os dados. No fundo, as empresas são hoje chamadas a gerir quantidades de dados cada vez maiores e mais complexas. Fazer boas previsões e estimar uma possível situação de risco com antecedência é, portanto, mais importante do que nunca. As ferramentas estatísticas são um elemento chave para apoiar a gestão da qualidade e as análises dos processos produtivos, permitindo aos gestores antecipar, de várias formas, as situações que irão surgir. Há várias técnicas estatísticas que podem ser úteis a uma organização no desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade em uma organização, de acordo com a NBR ISO 9001.
A gestão da qualidade frequentemente usa métodos estatísticos para identificar a existência de um problema de qualidade e para analisar a causa raiz do problema. Os métodos estatísticos requerem a coleta de dados numéricos relacionados a um processo sob investigação. Os dados podem então ser usados para identificar tendências que podem afetar a qualidade, como a taxa de variação nos resultados de um processo de produção.
A análise descritiva ou inferencial dos métodos estatísticos também pode fornecer as informações sobre as causas mais prováveis do problema. Os métodos estatísticos também têm valor preditivo porque podem identificar problemas potenciais antes que tenham um impacto significativo na qualidade. Algumas das ferramentas estatísticas incluem estatísticas descritivas ou dados como distribuições de frequência, histogramas e abordagens de análise estatística inferencial, como análise de regressão e análise de variância (anova). Cada ferramenta tem vantagens e desvantagens para o seu uso. Como resultado, o uso da ferramenta estatística geralmente depende do problema de qualidade específico sob investigação.
Por exemplo, um gráfico de ...