Publicado em 10 jan 2023

Como executar a categorização dos materiais de referência (MR)

Redação

Os materiais de referência (MR) são a principal ferramenta para assegurar a qualidade e a confiabilidade de resultados obtidos em análises e ensaios. Os laboratórios atuantes nestes campos muitas vezes enfrentam problemas na identificação de materiais de referência que atendam às suas necessidades. Embora exista um grande número de produtores de materiais de referência e alguns certificados, a apresentação da gama de produtos de cada um desses produtores é amplamente heterogênea e segue princípios completamente diferentes que, em particular, causam os problemas. Portanto, foi considerado necessário realizar um estudo sobre formas existentes para a categorização de MR com uma visão específica sobre possíveis abordagens de harmonização. Dessa forma, existem as formas de categorização existentes, podendo-se descrever os princípios e o leiaute de uma forma harmonizada, bem como haver uma lista abrangente de palavras-chave recomendadas para a categorização de MR. Assim, pode-se gerar um material de referência suficientemente homogêneo e estável com respeito a uma ou mais propriedades especificadas, que foi estabelecido como sendo adequado para o seu uso pretendido em um processo de medição. Os MR têm sua utilização destinada principalmente à avaliação da precisão de medição. O certificado é um MR caracterizado por um procedimento metrologicamente válido para uma ou mais propriedades especificadas, acompanhado de um certificado que fornece o valor de propriedade especificada, sua incerteza associada e uma declaração de rastreabilidade metrológica. Os MRC disponibilizados pelo Inmetro à sociedade, por exemplo, contribuem decisivamente para o aumento da confiança dos resultados das medições, com objetivo de prover rastreabilidade aos laboratórios para calibrar instrumentos, atribuir valor de propriedade a outros materiais, validar métodos de medição e garantir a qualidade de processos, fundamentais para assegurar a confiabilidade metrológica.

Da Redação – 

Em geral, os processos de tomada de decisão na indústria têm como base os resultados analíticos. A qualidade dos resultados de medição química, base do sistema de informação tecnológica, é garantida pelo uso de materiais de referência na validação de métodos, calibração, estimação de incerteza de medição, estabelecimento de valor para outros materiais, treinamento, controle da qualidade c garantia da qualidade. Essas são práticas laboratoriais reconhecidas por diversas organizações e ratificadas em normas internacionais como, por exemplo, a NBR ISO/IEC 17025- Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaios c calibração.

De modo geral, a demanda por novos materiais de referência e de melhor qualidade excede o disponível no mercado. Existe, entretanto, um número cada vez maior de produtores de material de referência. A demonstração de sua competência técnica em conformidade com o ISO Guia 34 constitui, atualmente, o requisito básico para garantir a qualidade dos materiais de referência produzidos. Por outro lado, os usuários de MRC devem estar preparados para avaliar a adequação dos materiais de...

Artigo atualizado em 10/01/2023 04:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica