Coletando e integrando dados sobre a manutenção preditiva industrial
Redação
A manutenção preventiva, realizada em intervalos regulares para manter os ativos funcionando e evitar reparos caros e paradas, visa diminuir o mau funcionamento do equipamento, eliminar paradas não previstas e cortar os custos gerais com a manutenção. A desvantagem aqui é a necessidade de programar paradas das máquinas, mesmo quando não há nenhum problema aparente nas máquinas. O estoque ainda precisa ser mantido, mas normalmente em níveis mais baixos e com a aquisição de peças de reposição feita com base no cronograma previsto.
Rodney Repullo –
A boa manutenção das máquinas é um ingrediente essencial necessário para a excelência operacional das indústrias. A definição do que é ‘bom’ e aceitável nesta hora nem sempre é tão simples, levando o gestor a ter que se definir por infinitas alternativas ou múltiplos trade-offs: a escolha de uma opção em detrimento de outra, por exemplo, entre custo de prevenção e o custo de manutenção; entre a duração do tempo de inatividade planejado versus a duração do tempo de inatividade não planejado e diferentes níveis de custos de manutenção de peças de reposição.
O que fica claro, no entanto, é a necessidade de garantir que a empresa tenha um roteiro de melhoria de manutenção que, ao longo do tempo, permita que a operação se beneficie do potencial inerente às tecnologias atuais e em desenvolvimento da indústria 4.0. A sua organização pode estar considerando a compra de novos sistemas - e garantir que os sistemas selecionados hoje não apenas forneçam a funcionalidade necessária para o momento, mas se posicionem para se beneficiar totalmente das abordagens de manutenção emergentes e futuras.
Para abordar to...