Publicado em 01 ago 2023

Os conceitos normativos para as instalações e infraestruturas dos datas centers

Redação

Um data center é uma estrutura, ou grupo de estruturas, dedicada à acomodação centralizada, interconexão e operação dos equipamentos de tecnologia da informação e redes de telecomunicações que fornece os serviços de armazenamento de dados, processamento e transporte, em conjunto a todas as instalações e infraestruturas de distribuição de energia e controle ambiental, juntamente com os níveis necessários de recuperação e segurança requeridos para fornecer a disponibilidade de serviço desejada. Uma estrutura pode consistir em vários edifícios e/ou espaços com funções específicas para suportar a função primária e os limites da estrutura ou espaço considerando o data center, que inclui os equipamentos de tecnologia da informação, comunicação e suporte a controles ambientais, podem ser definidos dentro de uma estrutura ou edifício maior. Dessa forma, a infraestrutura do data center é composta pelos elementos físicos encontrados no local. Em essência, a infraestrutura física do data center pode ser classificada como hardware de TI e hardware de suporte (como sistemas de refrigeração e qualidade do ar) encontrados dentro das paredes da instalação. Há conceitos normativos que definem os aspectos comuns de data centers incluindo terminologia, parâmetros e modelos de referência (elementos funcionais e suas acomodações), abordando tanto o tamanho como a complexidade do seu propósito; descrevem os aspectos gerais das instalações e infraestruturas necessários para suportar os data centers. Esses princípios especificam o sistema de classificação, baseado sob o critério de disponibilidade, segurança e eficiência energética sobre o tempo de vida planejado para o data center e o fornecimento efetivo de instalações e infraestruturas, Além de detalhar as questões a serem abordadas em uma análise de riscos do negócio e do custo operacional, permitindo sua aplicação para a classificação do data center; e fornecer as referências para a operação e a gestão dos data centers.

Um data center é uma sala física, prédio ou instalação que abriga a infraestrutura de TI para construir, executar e fornecer aplicativos e serviços e para armazenar e gerenciar os dados associados a esses aplicativos e serviços. Os datacenters evoluíram nos últimos anos de instalações locais de propriedade privada e rigidamente controladas que abrigam infraestrutura de TI tradicional para uso exclusivo de uma empresa, para instalações remotas ou redes de instalações pertencentes a provedores de serviços em nuvem que abrigam a infraestrutura de TI virtualizada para uso compartilhado de várias empresas e clientes.

Os data centers podem ser operados em um único local ou configurados para operar em vários locais. A disponibilidade requerida das instalações e infraestruturas que suportam a funcionalidade do data center é de máxima importância. O proprietário/usuário do data center deve determinar a disponibilidade desejada do conjunto geral das instalações e infraestruturas, usando análise de riscos do negócio e análise de impacto no negócio. Entende-se que os requisitos de disponibilidade podem variar em função do horário do dia, da semana ou mês....

Artigo atualizado em 01/08/2023 04:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica