Publicado em 12 ago 2025

Uma norma da ABNT que é um marco para a acessibilidade digital

Redação

Contudo, as empresas precisam incorporar o tema para além da conformidade. A NBR 17225, norma que estabelece critérios de acessibilidade na web, foi publicada e as empresas brasileiras enfrentam o desafio de adaptar seus sites, sistemas e plataformas digitais para garantir inclusão e acesso a pessoas com deficiência. A norma, baseada em padrões internacionais do W3C e WCAG, traz 54 requisitos obrigatórios, desde o uso de leitores de tela e navegação por teclado até a adoção de contrastes adequados e linguagem clara.

Leandro Oliveira – 

Sou daltônico. Embora não seja grave ou até visto como deficiência, eu poderia contar algumas histórias de minha carreira profissional envolvendo essa questão.

Aliás, tema esse que, embora pessoal, é relevante para as outras 18,6 milhões de pessoas, ou 8,9% da população, que vivem com algum tipo de deficiência, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E é justamente por isso que é tão importante falar sobre a NBR 17225.

Mais do que um marco técnico, ela representa um compromisso ético e social com a democratização do acesso digital em todos os âmbitos, seja voltado para informação, entretenimento ou trabalho. Em fevereiro deste ano, o Brasil deu um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva com a entrada em vigor da NBR 17225 – Diretrizes de Acessibilidade na Web.

Trata-se da primeira norma brasileira a estabelecer critérios técnicos obrigatórios para garantir que sites, sistemas e plataformas digitais sejam acessíveis a todos, especialmente aqueles com algum tipo de deficiência. Com base nos padrões internacionais do W3C e das Diretri...

Artigo atualizado em 06/08/2025 03:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica