Publicado em 30 dez 2025

A alimentação saudável é um prato cheio para as empresas

Redação

Não se pede às empresas que imponham a pessoas adultas o que devem ou não comer, assim como é fato que a satisfação com a alimentação interfere diretamente no humor da organização, podendo gerar grande contentamento ou até uma crise. A situação é desafiadora, mas a prática mostra que as áreas de recursos humanos têm qualificação para enfrentá-la. nas empresas que assumiram o papel de agentes transformadores, implementando a educação alimentar, os resultados apareceram rapidamente.

Almir Ribeiro Neto – 

A obesidade no Brasil deixou de ser apenas uma questão individual e se tornou um desafio nacional, com impactos diretos na saúde, economia e na produtividade. O ambiente corporativo, onde dezenas de milhões de brasileiros realizam grande parte de suas refeições diárias, desempenha um papel decisivo nesse cenário.

Ao reconhecer a influência que tem sobre hábitos alimentares, as empresas podem se tornar protagonistas na promoção de saúde, contribuindo para prevenir os efeitos da adipose e fortalecer o bem-estar e a eficiência da força de trabalho no país. O Vigitel, pesquisa do Ministério da Saúde, mostra que nas capitais brasileiras, mais de 61% da população já está acima do peso, elevando o número de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, pelo menos 13 tipos de câncer têm grande relação com a obesidade e a alimentação inadequada, e mais de 15 mil casos poderiam ser evitados todos os anos se o excesso de peso fosse reduzido, de acordo com estudos do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), rea...

Artigo atualizado em 30/12/2025 09:49.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica