O cenário de alta exigência dos consumidores é alerta para as empresas
Redação
As tendências de consumo para 2025, segundo pesquisa recente, revelou que as empresas precisam se adaptar à nova realidade: que aponta os consumidores mais exigentes, atendimento personalizado e uso de IA. Assim, a deve-se destacar a importância de as empresas se manterem próximas aos seus clientes, além dos cuidados que devem manter com proteção de dados pessoais.
Danielle Braga, Thaissa Garcia, Julia Lins e Renata Belmonte –
O comportamento do consumidor global está em transformação, e a lealdade à marca nunca esteve tão volátil. A partir de tendências apresentadas pelo 2025 Consumer Trends Report, percebe-se um aumento substancial na exigência por transparência e confiança, especialmente em aspectos como personalização de atendimento e o uso de inteligência artificial (IA).
Nesse novo cenário, empresas que não se adaptarem correm o risco não apenas de perder clientes, mas também de enfrentarem um aumento nas disputas jurídicas, impulsionadas pela insatisfação com a experiência de consumo. Uma das primeiras estratégias para minimizar esses riscos envolve uma abordagem multidisciplinar na gestão de conflitos e no atendimento ao cliente.
O consumidor moderno, mais atento e bem informado, espera uma experiência consistente e de alta qualidade. Com mais de 50% dos clientes propensos a cortar vínculos com uma marca após uma experiência negativa, há um risco concreto de aumento nas queixas formais e ações judiciais.
Em resposta, muitas empresas já consideram parcerias com ...