Os princípios normativos para a acessibilidade em conteúdo e aplicações na internet
Redação
Quando os sites e ferramentas da web são projetados e codificados adequadamente, pessoas com deficiências podem usá-los. No entanto, atualmente muitos sites e ferramentas são desenvolvidos com barreiras de acessibilidade que os tornam difíceis ou impossíveis para algumas pessoas usarem. Tornar a web acessível beneficia indivíduos, empresas e a sociedade. Os padrões internacionais da web definem o que é necessário para acessibilidade. Assim, a internet é um recurso cada vez mais importante em muitos aspectos da vida: educação, emprego, governo, comércio, assistência médica, recreação e muito mais. É essencial que a ela seja acessível para fornecer acesso igualitário e oportunidade igualitária a pessoas com habilidades diversas. O acesso às tecnologias de informação e comunicação, incluindo a web, é definido como um direito humano básico. Existem os requisitos de acessibilidade para websites baseados nas diretrizes internacionais de acessibilidade web. A conformidade com esta norma visa atender à legislação vigente. Os parâmetros devem estabelecer os requisitos para facilitar e otimizar o acesso de todas as pessoas com necessidades de acessibilidade, situacionais, temporárias ou permanentes, principalmente as com deficiência, aos ambientes virtuais, com o objetivo de eliminar ou mitigar as barreiras para utilização de websites.

Para muitas pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis. A acessibilidade significa desenvolver conteúdo para ser o mais acessível possível, não importando as habilidades físicas e cognitivas de um indivíduo e como ele acessa a web.
Há itens problemáticos para acessibilidade que são amplamente utilizados na web, porém apresentam barreiras de acesso para pessoas com deficiência. Seu uso é desencorajado e, quando utilizados, devem ser implementados com certos cuidados.
Por exemplo, quando um site utiliza CAPTCHA (completely automated public turing test to tell computers and humans apart que é um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta que protege contra spam e descriptografia de senhas com um teste simples que prova que você é um ser humano, não um computador tentando invadir uma conta protegida por senha), ele deve vir acompanhado de uma descrição que identifique aquele conteúdo não textual como sendo um CAPTCHA. A partir desta descrição, o usuário deve ser capaz de identificar que o CAPTCHA requer a conclusão de uma tarefa e que ...