Por que adotar a estratégia omnichannel
Redação
O omnichannel é uma estratégia que consiste na integração de canais físicos e digitais. a integração de soluções multicanais já não é uma atividade complexa. Para companhias que não nasceram digitais, ou seja, possuem um grande legado do passado, o caminho é fazer um Plano Diretor de Digitalização bem estruturado e embasado, pois com este estudo estará bem mais claro os pontos que devem ser focados para ter uma implementação mais assertiva. Para empresas que já nasceram digitais, ou seja, sem operações físicas, é menos complexo este tipo de implementação, porém é necessário um estudo de viabilidade para evitar fracassos e perda de posições perante a concorrência.
Michele Liguoro –
O omnichannel, estratégia que consiste na integração de canais físicos e digitais, já era uma tendência em expansão no setor varejista. Entretanto, com a pandemia propagada no mundo, o consumidor adotou um comportamento digital mais efetivo em decorrência do isolamento social para evitar o contágio ao vírus. Como consequência, muitas empresas tiveram que acelerar suas estratégias digitais para atender à demanda de compras em ambientes online.
Mas, se engana quem pensa que adotar o omnichannel é basicamente investir em um e-commerce ou em aplicativos de forma isolada. Pelo contrário, quando uma empresa começa a oferecer mais de um canal de atendimento ao cliente, é necessário também unificar os pontos de contato e dados para que a jornada do cliente (compra ou de relacionamento) seja baseada em uma comunicação integrada.
Passado o momento de adaptação das empresas em tempo recorde para atender de forma online os próprios clientes, entramos agora numa nova etapa da transformação digital: a omnicanalidade não só para seguir uma estratégia orientada ao cliente, como também modelo de sobrevivência e o...