A integração é o grande desafio da indústria de varejo na era das aquisições
Redação
O olhar atento à cultura das empresas, base sobre as quais elas se erguem e se consolidam, talvez seja o primeiro grande gargalo da integração. Ao se analisar a primeira onda de aquisições que ocorreu no Brasil, de 1994 até 2002, impulsionada pelo Plano Real, e a segunda, entre 2003 e 2013, com o fim de um ciclo de boom econômico global, o desafio da integração de jornadas com a empresa em pleno funcionamento sempre existiu. Mas o que a onda atual tem como particularidade é a presença cada vez mais intensa e onipresente da tecnologia -- que de aliada pode se tornar vilã sem o seu uso inteligente.
Gustavo Pipa –
Estamos passando pela terceira onda de aquisições no mercado varejista e de bens de consumo no Brasil - um movimento iniciado antes da pandemia, que perdurou durante o isolamento e que deve se prolongar ainda por alguns anos. Mas enquanto os holofotes estão nas operações bilionárias por trás das junções e aquisições da indústria, há um desafio crucial, e que movimenta o dia a dia e o futuro dessas companhias: a integração.
Unir equipes, valores e operações na cadeia de suprimentos e logísticas de duas varejistas é como traçar a rota de um voo com o avião no ar. Foi assim com as recentes compras do Grupo Big pelo Carrefour, aquisições de mais de 20 startups (entre elas Jovem Nerd, Bit55 e Kabum), da gigante Netshoes pela Magazine Luiza e da Hering pelo grupo SOMA.
Uma lista grande e com alto potencial de crescimento. E em todos os cenários, a meta é realizar a transição da forma mais suave possível, mas isso não é uma tarefa fácil, traz uma complexidade gigantesca. O olhar atento à cultura das empresas, base sobre as quais elas se erguem e se consolidam, talvez seja o primeiro grande gargalo da integ...