Publicado em 07 ago 2018

Os Sistemas de Gestão da Qualidade

Redação

Ao analisar os objetivos do sistema de qualidade deve-se levar em conta as suas finalidades.

joaquimI

José Joaquim do Amaral Ferreira

Apesar de mais de um milhão de usuários de normas dos sistemas de gestão da qualidade no mundo, poucos sabem realmente o que é Sistema de Gestão da Qualidade. Sistema é um conceito que vem sendo objeto de estudos na chamada Teoria dos Sistemas. Dentro dessa teoria desenvolveu-se o chamado pensamento sistêmico que é hoje é utilizado largamente na administração das empresas em todo o mundo.

Usa-se o termo sistema para muitas referências no dia a dia. Todos já ouviram falar em sistema viário, sistema nervoso central, sistema de informação, sistema de defesa antimíssil dentre outros exemplos.

Na teoria dos sistemas encontra-se a definição de sistema: sistema é entendido como um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades. Seus componentes são os objetivos globais do sistema com indicadores de desempenho; seu meio ambiente ou suas restrições externas; seus componentes ou subsistemas com suas atividades, finalidades e indicadores de rendimento; seus recursos; sua administração. O pensamento sistêmico leva em consideração todos esses componentes ao avaliar uma situação ou problema ou projetar um novo sistema.

Os objetivos globais do sistema com indicadores de desempenho
...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica