Publicado em 22 Jun 2021

A Qualidade da amostragem dos líquidos isolantes elétricos

Redação

Os líquidos isolantes elétricos têm sido amplamente utilizados há muito tempo em equipamentos elétricos para permitir seu isolamento e resfriamento. Contudo, sua baixa segurança contra fogo e seu baixo potencial de biodegradabilidade tornaram necessário procurar outros líquidos isolantes como uma alternativa a este óleo mineral usado em equipamentos elétricos de alta tensão. Dessa forma, vem se buscando alternativas físico-químicas para o óleo mineral, como o azeite de oliva, óleo de girassol e diferentes misturas de óleo de origem vegetal. Para determinar principalmente a tensão de ruptura e a intensidade do campo elétrico da eletroconexão, líquidos isolantes elétricos os devem ser misturados em quantidades precisas. Por décadas e precisamente com o início da evolução da energia, os líquidos isolantes têm sido utilizados para o isolamento e resfriamento de dispositivos elétricos, como transformadores, cabos, interruptores e capacitores. O óleo mineral naftênico é há muito tempo o líquido isolante mais preferido para o isolamento de transformadores porque possui um bom ponto de vazamento a baixas temperaturas, boa capacidade de resfriamento térmico, baixo custo, alta eficiência e disponibilidade no mercado de transformadores. A manutenção regular do equipamento elétrico é fundamental para garantir uma longa vida útil e identificar falhas potenciais antes que elas ocorram. Os líquidos isolantes são a força vital de um aparelho cheio de líquido, e a amostragem regular e a análise de laboratório podem fornecer uma grande percepção da condição do equipamento que os testes elétricos regulares podem não detectar. Pode-se dizer que os equipamentos elétricos são isolados com óleo, como os transformadores de força e instrumentos, reatores, buchas, cabos, capacitores, etc. Os testes de laboratório normalmente medem as propriedades físicas e elétricas de um fluido isolante discutido anteriormente, como rigidez dielétrica, ponto de fulgor, tensão interfacial, teor de água, fator de potência e gravidade específica, para citar alguns. Os exames visuais, como cor e transparência, também podem fornecer uma grande visão sobre contaminantes e se arco elétrico ocorreu dentro do equipamento. Para os ensaios, deve-se fazer uma correta amostragem dos líquidos isolantes elétricos, estando estes em tambores, tanques, em bolsas flexíveis ou em equipamentos elétricos isolados a óleo.

Da Redação – 

O líquido isolante desempenha um papel importante para a vida útil d e um equipamentos elétrico. O óleo mineral à base de petróleo se tornou o líquido isolante dominante de transformador por mais de um século por suas excelentes propriedades dielétricas e de resfriamento. No entanto, o uso de óleo mineral à base de petróleo, derivado de uma fonte de energia não renovável, tem afetado o meio ambiente por sua propriedade de não biodegradabilidade.

Portanto, os pesquisadores direcionam sua atenção para alternativas renováveis e biodegradáveis. Éster de ácido graxo de palma, óleo de coco, óleo de girassol, etc. são considerados alternativas para substituir o óleo mineral como líquido isolante de transformadores. Dessa forma, para os ensaios dos líquidos isolantes, a amostragem deve ser realizada em pontos onde as amostras são representativas para todo o volume de líquido isolante no interior do equipamento (por exemplo, válvula de drenagem de líquido isolante ou válvula de retirada de amostras de líquido isolante). Às vezes, na tentativa de localizar uma falha, é necessário retirar amostras de locais que não sã...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica