Publicado em 26 abr 2022

O potencial da produção estratégica de grafeno do Brasil

Redação

O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite. Tem o formato de uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. As ligações químicas e a espessura do grafeno são responsáveis por diversas propriedades importantes desse elemento, como resistência mecânica e condutividades térmica e elétrica. Essas características têm atraído os cientistas e a indústria tecnologia por suas infinitas possibilidades de uso. O grafeno é uma camada de átomos de carbono de um átomo de espessura dispostos em uma rede hexagonal. É o bloco de construção do grafite, que é usado, entre outras coisas, em pontas de lápis, mas o grafeno é uma substância com uma infinidade de propriedades. O grafeno é o material mais fino conhecido pelo homem com um átomo de espessura e também incrivelmente forte - cerca de 200 vezes mais forte que o aço. Além disso, o grafeno é um excelente condutor de calor e eletricidade e possui interessantes habilidades de absorção de luz. É um material extremamente diversificado e pode ser combinado com outros elementos (incluindo gases e metais) para produzir diferentes materiais com várias propriedades superiores. Os pesquisadores de todo o mundo continuam a investigar e patentear o grafeno constantemente para conhecer suas várias propriedades e possíveis aplicações, que incluem: baterias, transistores, chips de computador, geração de energia, supercapacitores, sequenciamento de DNA, filtros de água, antenas, telas sensíveis ao toque (para telas LCD ou OLED), células solares e produtos relacionados à eletrônica. Assim, é um dos materiais mais promissores devido às suas propriedades físico-químicas excepcionais. No entanto, as propriedades só podem ser observadas experimentalmente em amostras de grafeno com alta perfeição de rede. Defeitos estruturais são introduzidos na rede inevitavelmente durante o crescimento ou por tratamento físico-químico, o que pode degradar significativamente as suas propriedades e, em seguida, deteriorar o desempenho dos dispositivos à base de grafeno. Tanto a configuração, densidade e distribuição de defeitos desempenham um papel significativo na modificação de propriedades, mas tais modificações podem alcançar novas funcionalidades e ampliar as aplicações dos materiais de grafeno em nanodispositivos. A grafita é considerada um bem mineral essencial à economia e à manutenção do padrão de vida e da defesa de um Estado. Os recursos conhecidos de grafita concentram-se em seis países que englobam quase 97% dos recursos globais e o Brasil destaca-se na quarta posição global em termos de produção e com 3% das reservas globais.

Da Redação – 

Conforme informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) sobre a grafita, que dá origem ao grafeno, há um cenário que poderá colocar o Brasil em posição de destaque mundial. As pesquisas afirmam que a reserva de grafita do Brasil é a segunda maior do mundo e o país é o terceiro maior fornecedor mundial do mineral, com uma produção que é responsável por 27% do número global, de 270 milhões de toneladas.

De acordo com pesquisadores do SGB, a importância do mineral na economia nacional como gerador de divisas, por meio de exportações, é tão relevante quanto a do minério de ferro e do nióbio. Embora seja um recurso estratégico, o inventário mineral da grafita era de conhecimento de poucos especialistas. Para preencher essa lacuna e fomentar a produção, o Ministério de Minas e Energia (MME) viabilizou estudos fruto da Avaliação dos Recursos Minerais do Programa Geologia, Mineração e Transformação Mineral, financiado em grande parte pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Quando se fala em novas tecnologias e os chamados materiais do futuro, a mineração abre caminho para o...

Artigo atualizado em 26/04/2022 06:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica