Publicado em 24 mai 2022

Em uma empresa, as denúncias expõem as fraudes, mas 30% não apuram os casos

Redação

Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que 72% dos líderes de mercados industriais disseram que as fraudes nas empresas que eles comandam foram identificadas por meio de denúncias anônimas. Praticamente todos os executivos (99%) contam com um canal estruturado para identificação de fraudes, mas, apesar disso, 30% afirmaram não possuir uma metodologia adequada para apuração dos casos. Estas são as principais conclusões do recorte setorial feito a partir da pesquisa Perfil do Fraudador Brasileiro realizada com dados exclusivamente nacionais. A denúncia é o ato de relatar suspeitas de irregularidades ou risco de irregularidades. Os estudos e a experiência demonstram que grande parte das irregularidades chega ao conhecimento da organização afetada por meio de relatos de pessoas de dentro ou próximas da organização. Por isso, é fundamental uma empresa, não importa o setor em que atue, estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão de denúncias eficaz, com base nos princípios de confiança, imparcialidade e proteção nas quatro etapas seguintes: receber relatos de irregularidades; avaliar os relatos de irregularidades; abordar os relatos de irregularidades; e concluir os casos de denúncia.

Da Redação – 

Uma empresa deve estabelecer os objetivos do sistema de gestão de denúncias das funções e níveis pertinentes e os seus objetivos devem ser consistentes com a política de denúncia; ser mensuráveis (se possível); devem levar em conta os requisitos aplicáveis; devem ser monitorados; serem avaliados; serem comunicados; atualizados e/ou revisados conforme apropriado; assegurar a detecção precoce e a prevenção de irregularidades; e estar disponíveis como informação documentada. Ao planejar como alcançar seus objetivos de sistema de gestão de denúncias, a organização deve determinar o que será feito; quais os recursos serão necessários; quem será responsável; quando isso será concluído; como os resultados serão monitorados e avaliados; como isso será atualizado conforme apropriado; e como os resultados serão comunicados.

A proteção de dados deve ser considerada, pois pode ter impacto sobre os aspectos identificados do sistema de gestão de denúncias. Exemplos de áreas impactadas incluem a identificação de quem pode acessar os dados pertinentes e quem aprova esse acesso; a gestão de dados (segurança, retenção, exclu...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:42.

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