Publicado em 24 mai 2022

Os desafios para a evolução da indústria 4.0 no Brasil

Redação

A indústria 4.0 está revolucionando a forma como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos. Os fabricantes estão integrando novas tecnologias, incluindo a internet das coisas (IoT), computação e análise em nuvem, IA e aprendizado de máquina em suas instalações de produção e em todas as suas operações. No Brasil, a adoção do conceito indústria 4.0 não encontra rejeição. Ao contrário: a curiosidade pelo conceito, o desejo de alcançar novos patamares de eficiência, produtividade, inteligência e o entendimento de que a fusão entre físico e digital é necessária para o futuro das empresas é quase unânime. Contudo, na opinião de executivos do setor, a falta de orçamento (para 38% dos respondentes), a cultura ou resistência à mudança (para 33%) e a falta de conhecimento (outros 33%) são as três principais barreiras atuais. Há ainda a falta de prioridade da direção da empresa como o quarto ponto relevante citado por 27% dos executivos. Essas são algumas das conclusões da pesquisa Indústria 4.0 no Brasil: cenário e perspectivas, conduzida pela KPMG com mais de 100 executivos das áreas industriais, de automação e tecnologia da informação da indústria e do agronegócio.

Da Redação – 

As fábricas inteligentes são equipadas com sensores avançados, software incorporado e robótica que coletam e analisam dados e permitem uma melhor tomada de decisão. Um valor ainda maior é criado quando os dados das operações de produção são combinados com dados operacionais do enterprise resource planning (ERP), cadeia de suprimentos, atendimento ao cliente e outros sistemas corporativos para criar níveis totalmente novos de visibilidade e percepção de informações anteriormente isoladas.

Essas tecnologias digitais levam a uma maior automação, manutenção preditiva, auto-otimização de melhorias de processos e, acima de tudo, um novo nível de eficiência e capacidade de resposta aos clientes que antes não era possível. O desenvolvimento das fábricas inteligentes oferece uma oportunidade para a indústria manufatureira entrar na quarta revolução industrial.

A análise das grandes quantidades de big data coletadas de sensores no chão de fábrica garante visibilidade em tempo real dos ativos de fabricação e pode fornecer ferramentas para realizar manutenção preditiva a fim de minimizar o tempo de inatividade do...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica