Os painéis pré-fabricados com cimento Portland e pérolas de EPS
Redação
Um painel de cimento Portland e EPS é um material de construção leve e isolante, feito com um núcleo de espuma de poliestireno expandido (EPS) entre duas camadas de uma mistura à base de cimento, frequentemente contendo areia. Essa combinação cria um painel que é ao mesmo tempo resistente e energeticamente eficiente, com aplicações em paredes, telhados e pisos de edifícios residenciais e comerciais. O núcleo do painel é feito de espuma EPS, um plástico leve que proporciona excelente isolamento térmico e o revestimento contém o núcleo, intercalado entre duas camadas de um material de alta resistência à base de cimento, que pode incluir cimento Portland, areia e outros agregados. Alguns painéis podem utilizar revestimentos diferentes, como placas de óxido de magnésio ou placas de fibrocimento, para proporcionar maior resistência ou proteção contra incêndio. Há requisitos normativos e métodos de ensaio, assim como as condições de recebimento de painéis pré-fabricados leves e modulares, de cimento Portland e pérolas de EPS, utilizados em sistemas de vedação vertical interna e externa (SVVIE) de edificações.

Da Redação –
O cimento Portland é um dos materiais mais utilizados na produção de concreto em estruturas importantes, como edifícios, estradas e pontes. Quando é misturado com água, sofre uma reação de hidratação que forma o hidrato de silicato de cálcio (CSH), conferindo resistência, durabilidade e resistência à expansão.
Embora os materiais cimentícios alternativos, como cimento ativado por álcalis ou cimento geopolimérico, tenham sido amplamente investigados como substitutos do cimento Portland para reduzir os impactos ambientais de sua produção, ele permanece um dos materiais mais essenciais na indústria da construção civil.
Na indústria da construção, o EPS é amplamente utilizado como agregado leve ou material isolante em aplicações como fôrmas isolantes de concreto, painéis estruturais isolados e até mesmo em projetos de engenharia ou arquitetura. Isso se deve às suas propriedades de leveza, boa resistência térmica e custo-benefício.
Uma nova técnica envolve o uso de solventes adequados para reverter o EPS a um estado plástico líquido à temperatura ambiente. Esse plástico líquido pode então ser adicion...