Publicado em 17 mai 2022

O ensaio de resistência ao fogo em selagens de juntas de construção

Redação

A selagem das juntas de construção — transversais ou longitudinais, serradas ou moldadas — é uma prática que pretende impedir a infiltração de água e de materiais sólidos (como areia, pequenos pedregulhos e outros corpos estranhos) através delas. A infiltração de água, mesmo quando do projeto consta uma sub-base adequada, traz consequências danosas à durabilidade do pavimento como um todo, pois, ao mover-se entre a sub-base e a placa de concreto pode produzir a erosão da primeira e prejudicar a continuidade de suporte requerida para o bom desempenho da laje. Já a presença de materiais sólidos impede que a junta se movimente livremente, fato que, em tempo quente, quando a abertura da junta se estreita, desenvolverá tensões de compressão imprevistas; estas, dependendo da magnitude da temperatura, da abertura da junta, da distância entre as juntas, do volume de tráfego e do tipo de sub-base, podem atingir valores seriamente prejudiciais à integridade estrutural da junta e, consequentemente, da placa de concreto. Dessa forma, não se discute quanto à necessidade de prover essa vedação, posto que apenas em casos muito raros os fenômenos de infiltração — seja de água ou de sólidos incompressíveis — deixam de ter os efeitos descritos. As lajes que dispõem de sub-base estabilizada com cimento, por exemplo, mostram maior resistência às infiltrações na ranhura. A partir das definições, ficam claro que os procedimentos de ensaio não são aplicáveis às juntas de tubos e dutos redondos. Quando as selagens de junta linear forem parte de uma partição, teto ou membrana do teto, essas construções são normalmente ensaiadas em escala real junto com a selagem. Quando uma combinação de materiais for usada para preencher uma junta linear, pode ser impossível prever a pior situação. A resistência ao fogo da junta de selagem linear depende do material usado para o elemento de separação. O comportamento de uma junta linear ensaiada em concreto aerado pode ser totalmente diferente quando utilizada entre folhas de lã mineral ou em conexão com uma divisória de aço. Os resultados de um ensaio com uma construção-padrão de suporte específica são, portanto, válidos apenas para o tipo de construção usado no ensaio. As juntas lineares entre outros tipos de elementos de construção requerem ensaios separados. Na maior parte dos casos, a selagem das juntas parece imprescindível, restando determinar, para cada situação específica, o tipo de material selante técnica e economicamente mais viável. Existe um método para determinar a resistência ao fogo de selagens de juntas lineares com base em seu uso final pretendido. As construções de suporte são usadas para representar elementos de compartimentação, como paredes ou pisos, e no qual o sistema de selagem é instalado como na prática, verificando-se a interação entre ambos.

Da Redação – 

É muito importante impedir a infiltração de água e a penetração de sólidos através das juntas de uma laje de concreto. A maneira mais adequada de fazê-lo é a vedação da ranhura artificial de forma a tornar a seção estanque, devendo o material de vedação ser, além do mais, capaz de repelir as partículas sólidas que o tráfego, porventura, forçar contra ele. Os selantes, divididos em dois grupos e dois subgrupos, têm de ser escolhidos de modo a proporcionar um equilíbrio razoável entre o comportamento que deles se deseja e o seu custo inicial. A obediência ao fator de forma ótimo é prática que incrementa sensivelmente a qualidade da resposta do material às solicitações ao longo do tempo de utilização.

A definição de quais sejam os requisitos que um selante deva apresentar, para garantia de um comportamento apropriado ao longo do tempo, depende do conhecimento dos estados de tensões a que ficarão submetidos quando em serviço e dos principais tipos de falhas que podem ocorrer devido a essas solicitações. Um material selante de juntas de concreto pode estar sujeito a uma das três seguintes situações: alternação d...

Artigo atualizado em 17/05/2022 04:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica