Publicado em 12 jul 2022

O desempenho de resistência ao fogo dos cabos de potência até 0,6/1 kV

Redação

Um cabo resistente ao fogo é o que pode manter uma operação segura por um determinado período sob condições de queima de chama. Eles são utilizados em edifícios altos, metrôs, shopping centers subterrâneos, estações de energia e importantes empresas industriais e de mineração relacionadas à segurança contra incêndio e resgate de incêndio. Os cabos se caracterizam pela tensão de isolamento em função da aplicação, sendo os cabos de potência, com condutores de cobre, da classe de tensão até 0,6 kV/1 kV: NBR 7286, NBR 7287, NBR 7288 e NBR 13248. Os cabos de controle, com condutores de cobre, classe de tensão até 1.000 V: NBR 7289, NBR 7290 e NBR 16442. E os cabos de instrumentação com condutores de cobre, da classe de tensão até 300 V: NBR 10300. A classe CR2 é uma classificação que engloba os cabos resistentes ao fogo, conforme a NBR 10301, submetidos a uma temperatura mínima de 750 °C, sem choque mecânico. A classe CR3 é uma classificação que engloba os cabos resistentes ao fogo, conforme a NBR 10301, submetidos a uma temperatura mínima de 830 °C, com choque mecânico durante a execução do ensaio. Por isso, é importante entender os requisitos de desempenho de resistência ao fogo dos cabos de potência até 0,6/1 kV, controle e instrumentação, para instalações fixas de segurança, nas quais é requerida a manutenção da integridade das linhas elétricas em condições de incêndio, conforme a NBR 5410.

A principal causa de vítimas em incêndios internos são a fumaça e as emissões perigosas, que reduzem significativamente a chance de fuga e estendem os danos às mercadorias. A contribuição dos cabos é fundamental tanto na proteção ativa quanto na passiva. Os cabos elétricos podem garantir o fornecimento de energia e a transmissão de informações, podendo contribuir para melhorar o tempo de fuga do incêndio.

Os cabos não são perigosos por si próprios se adaptados para o escopo e instalados corretamente, mas estão presentes em todos os lugares e em grandes quantidades. Os cabos elétricos, como os canos e conduítes de ar condicionado, estão por toda parte e, na maioria das vezes, não são visíveis depois de instalados. Eles ligam salas e pisos, atravessam as paredes sem interrupção. Em caso de incêndio, os cabos podem ser um vetor de propagação do fogo.

O grande volume de cabos em edifícios modernos devido à rápida evolução tecnológica (eletrodomésticos, telefones, conexões de computadores, etc.) pode ser surpreendente. Em muitos escritórios e shopping centers, novos cabos são adicionados para atualizar as redes de TI ou para atender a novos padrõe...

Artigo atualizado em 12/07/2022 11:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica