Os sistemas de armazenagem em estrutura estática tipo porta-paletes
Redação
Esses sistemas de armazenagem tipo porta-paletes são estruturas de apoio em que os produtos a serem armazenados são geralmente dispostos em paletes ou em recipientes do tipo caixas ou contentores. Os porta-paletes são montados a partir de componentes de aço, incluindo os montantes verticais, sendo cada um formado por duas colunas contraventadas entre si, por vigas, comumente denominadas longarinas, e podem ter planos de apoio colocados sobre as longarinas. São utilizadas ligações especiais entre as longarinas e colunas e o sistemas de contraventamento, de modo a criar uma estrutura tridimensional estável, formando corredores que permitam o acesso às mercadorias. Há especificações normativas para o projeto estrutural e cálculo para esses sistemas de armazenagem tipo porta-paletes, com longarinas com conectores de encaixe, fabricados a partir de elementos de aço, destinados à armazenagem de unidades de carga e sujeitos a cargas predominantemente estáticas. Além disso, as tolerâncias, deformações e folgas são importantes em relação aos requisitos funcionais, assegurando a interação adequada dos equipamentos de manuseio utilizados por profissionais habilitados no tipo específico de sistema de armazenagem. As condições de interação também são importantes para determinar a confiabilidade do sistema de armazenagem, assegurando que, na ocorrência de impactos de baixa intensidade do equipamento de movimentação ou do palete, a avaria da estrutura seja baixa.
Da Redação –
A confiabilidade desses sistemas de armazenagem é geralmente assegurada pelo projetista, calculando o somatório dos casos mais desfavoráveis relativos aos parâmetros que afetam a interação segura do equipamento de manuseio, unidade de carga e porta-paletes. Estes parâmetros são considerados além de qualquer outro equipamento, por exemplo, um sistema de sprinklers, que talvez precise ser considerado.
O cálculo do caso mais desfavorável significa que, se todas as tolerâncias e deformações estiverem no valor máximo e todas afetam o parâmetro em questão, ao mesmo tempo na direção mais desfavorável, as folgas entre partes móveis e estáticas do sistema são suficientes para evitar colisões. A probabilidade estatística de que a situação mais desfavorável possa surgir é pequena porque um grande número de variáveis está envolvido. Portanto, o sistema de armazenamento pode funcionar de maneira satisfatória, mesmo que uma ou duas tolerâncias e deformações sejam maiores que o especificado.
Em sistemas de porta-paletes diferentes dos arranjos de porta-paletes seletivos de simples profundidades, como no de dupla pro...