Publicado em 09 jan 2024

As fitas de aço para embalagem devem cumprir a norma técnica

Redação

As fitas de aço para embalagem podem ser produzidas a partir de aço de baixo carbono relaminado, com acabamento superficial polido e oleado, com as bordas arredondadas, mantendo uma tolerância restrita na espessura e na largura. Os rolos sem emendas garantem um melhor aproveitamento e reduz perdas na utilização do produto. Possuem uma característica de estar encruadas parcialmente adquirindo média resistência à tração e baixo alongamento. Esses produtos são fornecidos em unidade de acondicionamento com mais de um rolo com mesmas dimensões e graus, embalados e acondicionados sobre um estrado de madeira, caixa de papelão ou madeira, formando uma unidade para transporte e manuseio. Há parâmetros normativos obrigatórios para a encomenda, fabricação e fornecimento de fitas de aço para embalagem, laminadas a frio, com ou sem revestimento, em rolos simples ou em rolos ziguezague.

Da Redação – 

As fitas de aço para embalagem proporcionam uma amarração segura de diversas cargas, como perfis, tubos e chapas em geral. Para cada tipo de carga, há uma espessura e um acabamento externo mais indicado, a fim de tornar a fita de aço mais eficaz para um transporte de cargas seguro, evitando que as cargas se desloquem, o que pode gerar atrito e desgaste.

Quando fabricadas em aço inox, são resistentes e duráveis, não enferrujam e têm bom arqueamento, mostrando-se ideal para embalar cargas cilíndricas. O processo de fabricação das fitas de aço para embalagem deve seguir os princípios normativos e fica a critério do produtor, porém o produto deve cumprir os requisitos de propriedades mecânicas dados na tabela abaixo.

As fitas de embalagem revestidas devem ter resistência mínima à corrosão de 12 h nas bordas e de 24 h na superfície, quando submetidas a ensaio de névoa salina ou salt spray, de acordo com o método de ensaio ASTM B 117. A inspeção e os ensaios das fitas deve...

Artigo atualizado em 09/01/2024 11:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica