Publicado em 09 jan 2024

A gestão adequada da avaliação dos riscos dos nanomateriais

Redação

Os efeitos potenciais dos nanomateriais na saúde dos trabalhadores e da comunidade em geral, bem como no ambiente, são em grande parte desconhecidos. Algumas nanotecnologias disponíveis comercialmente são pós e revestimentos ultrafinos, que são utilizados em uma variedade de produtos, incluindo protetores solares, vidros autolimpantes e têxteis - mas a lista de materiais que estão a ser desenvolvidos comercialmente utilizando a nanotecnologia está crescendo em um ritmo muito rápido. Há um descritivo de um processo para identificar, avaliar, abordar, tomar decisões e comunicar os riscos potenciais do desenvolvimento e uso de nanomateriais manufaturados, a fim de proteger a saúde e a segurança do público, dos consumidores, dos trabalhadores e do meio ambiente. Embora o processo geral de gerenciamento de produto e gestão de riscos não seja exclusivo para os nanomateriais, ele complementa as abordagens reconhecidas ao fornecer, sempre que possível, um foco nas informações e nas questões específicas das nanotecnologias. Essa orientação detalha as informações necessárias para fazer avaliações de risco sólidas e tomar decisões de gestão de riscos, bem como para gerenciar em face de informações incompletas ou incertas usando suposições razoáveis e práticas de gestão de riscos adequadas. Além disso, inclui os métodos para atualizar suposições, decisões e práticas à medida que novas informações se tornam disponíveis e para como comunicar informações e decisões às partes interessadas.

Da Redação – 

Os riscos dos nanomateriais envolvem o seu tamanho diminuto e a forma de como as suas superfícies são modificadas para aumentar a facilidade com que podem interagir com sistemas biológicos - as mesmas características que os tornam atraentes para aplicações na medicina e na indústria - tornam os nanomateriais potencialmente prejudiciais para os seres humanos e para o meio ambiente. Assim, as nanopartículas são provavelmente perigosas por três razões principais.

Uma delas é que podem danificar os pulmões, pis se sabe que as partículas ultrafinas provenientes de máquinas a diesel, centrais elétricas e incineradores podem causar danos consideráveis aos pulmões humanos. Isso se deve ao seu tamanho, já que podem penetrar profundamente nos pulmões e também porque carregam consigo outros produtos químicos, incluindo metais e hidrocarbonetos.

As nanopartículas podem entrar no corpo através da pele, pulmões e sistema digestivo e isso pode ajudar a criar radicais livres que podem causar danos às células e ao DNA. Existe também a preocupação de que, uma vez na corrente sanguínea, as nanopartículas sejam capa...

Artigo atualizado em 09/01/2024 11:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica