Publicado em 29 out 2024

A segurança para o turismo de aventura que emprega as técnicas verticais

Redação

As técnicas verticais são um conjunto de técnicas de subidas, descidas e movimentação em desníveis verticais. Usualmente estas técnicas exigem a aplicação de métodos e equipamentos específicos. A segurança no turismo de aventura envolve pessoas (tanto clientes quanto prestadores de serviços), equipamentos, procedimentos e as próprias empresas prestadoras dos serviços, inclusive as organizações públicas. Desta forma, uma abordagem sistêmica sobre os requisitos de serviços do produto de atividades de turismo de aventura é altamente recomendável, de modo a considerá-los sob seus diversos aspectos. Por isso, há requisitos normativos para serviços para o fornecimento de produtos turísticos das atividades de cachoeirismo, tirolesa, rapel e escalada, bem como estabelecem os requisitos da operação relativos à segurança dos clientes e condutores destes produtos com atividades de turismo de aventura que empregam técnicas verticais. Os requisitos foram redigidos de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. Eles se aplicam a qualquer organização que ofereça produtos com atividades de turismo de aventura que deseje: aumentar a satisfação e segurança do cliente por meio da efetiva aplicação da norma, incluindo os processos para controle e melhoria contínua do produto e a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis; demonstrar a capacidade do produto em assegurar a prática de atividades de turismo de aventura de forma segura e que atenda aos requisitos de segurança do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis; buscar a certificação segundo esta norma por uma organização externa; ou realizar uma autoavaliação da conformidade.

Da Redação – 

O desafio de controlar as diversas variáveis presentes na operação de produtos turísticos de aventura é um dos pontos críticos para o sucesso e desenvolvimento do segmento. A complexidade de gestão dos componentes do produto turístico em turismo de aventura, com suas especificidades em cada atividade, é um aspecto importante a ser levado em consideração e elaborado como meio de referenciar a oferta de atividades de turismo de aventura no país.

Assim, a concepção das normas de produto turístico para as atividades de turismo de aventura pode ser uma referência inovadora para toda organização envolvida com a prestação de serviços que incluam atividades de turismo de aventura, ou seja, pode ser utilizada por operadoras e por aqueles que recebem os turistas nos destinos, que devem também estar envolvidos no esforço da segurança nas atividades de turismo de aventura. A gestão de serviços turísticos contém características especiais devido à sua natureza concomitante de produção e consumo.

Ao mesmo tempo em que o produto é produzido é também consumido. Ao mesmo tempo, é importante considerar a qualidade da ex...

Artigo atualizado em 28/10/2024 11:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica