Publicado em 29 out 2024

O que se pode aprender com os acidentes radiológicos

Redação

Mesmo com a regulamentação vigente, acidentes e eventos radiológicos ainda podem ocorrer por diversos motivos. Entre eles, destacam-se o descumprimento das normas, falhas na fiscalização por parte dos órgãos reguladores, desconhecimento ou má formação das pessoas envolvidas, falta de manutenção nos equipamentos, ou até mesmo normativas insuficientes para lidar com situações complexas. Nesses casos, as sanções podem ser aplicadas, e ajustes devem ser feitos para corrigir as falhas e evitar novas ocorrências.

Paola da Costa Rosa – 

O uso de radiações ionizantes se faz presente na sociedade desde sua descoberta no final do século XIX, a partir dos estudos com raios X por Wihelm Roentgen, e da descoberta da radioatividade por Henry Becquerel e o casal Curie. Desde então, as aplicações das radiações ionizantes se expandiram significativamente, abrangendo áreas como a medicina, indústria, pesquisa científica, produção de energia nuclear, e muitos outros campos.

Naturalmente, à medida que o uso das radiações aumenta e suas aplicações se diversificam, a probabilidade de eventos inesperados e acidentais também cresce. Embora o número total de acidentes e mortes diretamente causados pela exposição à radiação seja relativamente baixo em comparação a outros agentes de risco, esses eventos costumam ter um grande impacto tanto no imaginário popular quanto nas comunidades afetadas.

Além disso, há ainda a questão da subnotificação de incidentes menores, o que quer dizer que podem ocorrer com mais frequência do que imaginamos. Apesar de cada acidente radiológico ter características únicas e, muitas vezes, ser difícil de prever, os eve...

Artigo atualizado em 29/10/2024 11:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica