O desempenho dos dosímetros com câmaras de ionização para uso em radioterapia
Redação
A radiologia diagnóstica representa a maior contribuição de radiação ionizante produzida pelo homem à qual o público é exposto. A redução na exposição dos pacientes submetidos a exames ou procedimentos de radiologia se tornou, portanto, uma questão central nos últimos anos. A dose do paciente será minimizada quando o equipamento que produz os raios X estiver corretamente ajustado em termos de qualidade de imagem e de saída da radiação. Estes ajustes requerem que as medições de rotina de Kerma no ar, produto Kerma no ar-comprimento e/ou taxa de Kerma no ar sejam feitas de forma exata. O equipamento tem um papel essencial na obtenção da exatidão requerida. Os dosímetros utilizados para as medições de ajuste e controle devem ter qualidade satisfatória e, portanto, satisfazer os requisitos normativos especiais estabelecidos na norma. Por isso, devem ser cumpridos obrigatoriamente os parâmetros para especificar o desempenho e alguns requisitos construtivos relacionados aos dosímetros para diagnóstico destinados à medição de Kerma no ar, produto Kerma no ar-comprimento ou taxa de Kerma no ar, em campos de radiação de fótons utilizados em radiografia, incluindo mamografia, radioscopia e tomografia computadoriza (TC), para radiação X com potenciais de geração de até 150 kV.
Da Redação –
As determinações da dose, em condições de referência e as medições de dose relativa em condições não de referência, são fundamentais para obter precisão no tratamento radioterápico. O conhecimento detalhado das características dos dosímetros é um pré-requisito para a obtenção de medições precisas. As propriedades físicas mais importantes de um dosímetro são: a sua exatidão e precisão, a sua resposta do sinal com dose, a dependência da dose e da taxa de dose, a resposta energética, a dependência direcional, a resolução espacial, a faixa dinâmica, o impacto das grandezas de influência e a estabilidade do seu fator de calibração. Estas propriedades devem ser determinadas para cada tipo de dosímetro antes de sua aplicação.
O Sistema Internacional de Medição (SI) para metrologia de radiação fornece a estrutura para a consistência na dosimetria de radiação, disseminando a rastreabilidade dos instrumentos de radiação dos usuários. Os vários níveis de instrumentos de medição são definidos pelo Vocabulaire international de Métrologie (VIM). A dosimetria de referência para radioterapia é realizada por meio de uma câmara de ionização conectada a um eletrômetro (sistema dosímetro). A calibração do dosímetro em termos de dose absorvida na água, kerma no ar (para raios X kV) ou taxa de kerma no ar de referência (para braquiterapia) deve ser rastreável a um padrão primário, como uma câmara de ar livre ou um calorímetro, antes que possa s...